Suave Inverno

 Helleborus x hybridus 'Harvington Yellow Speckled'
De repente os Helleborus de novo, as Galanthus e os Narcissus...o Inverno. Ameno, sem brutalidades nem os rigores de outros tempos, este Inverno mais parece um longo Outono ou uma Primavera precoce. Quase nos esquecemos que é Janeiro, mas as árvores nuas lembram-me que é tempo das podas e o céu pedrento evoca os dias opostos ao Estio. Olhando os canteiros, não restam duvidas que é ainda o Inverno - as Viola sorriem lá dos cantos mais recônditos e acompanham as Ficaria e os Narcissus tazetta. Surgem agora também as Galanthus elwesii, com a sua brandura helénica e os Helleborus x hybridus cuja graciosidade está inegavelmente marcada pela época mais fria do ano.  

Parte da Helleborus's walk

 Narcissus tazetta / Galanthus elwesii / Viola odorata

Galanthus elwesii

 'Harvington Shades of Night'

Helleborus  'Yellow Lady' / Galanthus elwesii

Helleborus "Double Ellen White" / Ficaria verna

Aspecto da plantação em Janeiro

Galanthus elwesii

Plantação na Helleborus' Walk em Janeiro

Helleborus 'Harvington Shades of Night'

Helleborus x hybridus  'Yellow Lady'

Helleborus x hybridus 'Kew's Purple'

Do role de flores de Inverno não poderiam ficar de fora a Bergenia cordifolia, a Clematis cirrhosa ou os Cyclamen. Todos eles concorrendo para alegar um bom jardim, que se quer o mais diversificado possível, mesmo durante o inverno. 

Entre as Helleborus tem-se destacado nesta época uma planta que é conhecida como "Yellow Lady". Este híbrido de Helleborus orientalis é um dos mais populares de tons amarelados, algo raro num Helleborus até há uma década atrás. Esta variedade com belas cores amarelo pálido foi desenvolvida na Alemanha por Gisela Schmiemann e desde então espalhou-se por muitos jardins da Europa. No meu jardim está na Helleborus' Walk, onde faz companhia a outros helebórus, nomeadamente uma série deles de cor purpura com os quais combina muito bem. 

Não Importam os dias de frio, nem que rigores Janeiro manifesta. Um Inverno é sempre ameno quando existem flores no jardim.  

Comentários

  1. Did you see the swathes of wild tazetta on the Golan Heights on Facebook?
    Beautiful flowers!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wild tazetta are a must in late winter, Diana, but I missed the ones on Golan Heights this time, I will try to search on Facebook, though. Thank you.

      Eliminar
  2. Está tudo a ficar nos conformes, os meus macissos de primulas também engordaram, tanto a fazer nestes dias serenos de céu de chumbo. Obrigado pela leitura.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares