Sempre as rosas

O Jardim das Rosas, Junho de 2022

O 2022 não foi um ano particularmente feliz no que toca a roseiras, um ano muito seco - entre os três mais secos desde que há registo - que trouxe consigo doença e más florações, ainda assim escolhi o que de melhor aconteceu nesta época que agora termina.

O jardim das roseiras existe porque outras pessoas me inspiraram com o seu gosto pelas rosas e dessa inspiração nasceu este jardim que, embora pequeno, se tornou uma das secções mais importantes do jardim. A possibilidade de experimentar diferentes combinações de plantas vivazes e roseiras revelou-se desafiante e cheia de entusiasmo. Ao executar esta secção, o jardim passou a fazer parte dessa vasta historia da roseira, alinhado-se com tantos outros pequenos e grandes jardins que escolheram a rosa - onde se somam variedades, e se guardam a memoria das rosas antigas e modernas. 


O jardim de entrada e o velho celeiro. 

Jardim das roseiras em Maio

Geranium 'Catherine Deneuve' e Digitalis

Comparação de algumas variedades em Maio 2022

'Russelliana'

Digitalis, Geranium, Nepeta, Penstemon, Nassela, Stachys

Phlomis, Kniphofia, Rosa 'Lady Hillingdon'

Inicio de floração de 'Cardinal Richelieu'

Thalictrum, Perovskia, Phlomis, Stachys

Jardim das rosas em Junho
          
Aquilegia e 'Cardinal Richelieu'

'Buff Beauty'

'La Reine' e 'Earth Angel'

'Violette' e 'Russelliana

'Spirit of Freedom'

'Queen Elizabeth' e 'Veilchenblau'

'Queen of Denmark'

'The Pilgrim'

'Laure Davoust'

'Mme Alfred Carriere'

'Cybelle'

'Ombrée Parfaite' / 'Earth Angel' / 'Jacques Cartier' / 'Cardinal Richelieu'

'La belle Sultane'

Geranium 'Orion'

Summer Skies / 'Cloud Nine' / 'Strawberry Chocolate' / 'Johsons's Blue' / G. phaeum /G. albanum / G. phaeum 'Album' / 'Orion' / 'Lace Time'

Salvia nemorosa, Achillea, Geranium'Orion'

Rosa 'La Reine', Nassela tenuissima, Nepeta' Six Hills Giant', Stachys lanata

'Sombreuil'

'Pierre de Ronsard'

'Mon Jardin et ma Maison'

Digitalis purpurea / Campanula 'Sarastro' / Potentilla 'Mrs Wilmott'

Digitalis, Geranium, Aquilegia

Cotinus em Junho

Aquilegia, Nepeta, Rosa 'La Reine'

Maio no jardim das rosas

Penstemon and 'Ballerina'

'Queen of Denmark'

'Mermaid'

Kniphofia e Phlomis frruticosa

'Mon Jardin et ma Maison'
                 
Rosa 'Ballerina'

Phlomis italica

'Spirit of Freedon'

'La Reine'

Verbascum, Perovskia, Nepeta, Cotinus, Echinops, Thalictrum

Junho 2022 no jardim das roseiras

Quadro comparativo de algumas roseiras no jardim, Maio 2022

Os tops de plantas valem o que valem e eu não pretendo chegar a essa discussão, por isso mesmo decidi que é um tema como outro qualquer. Sendo assim, aqui vai...estas foram as minhas cinco melhores roseiras durante este ano de 2022:

Em 5º lugar - 'William Lobb', uma roseira da classe das musgosas, entre as mais belas que conheço. Criada por Laffay em 1855, já muitas gerações de jardineiros se enamoraram por ela. Desta vez fui eu, que não resisto à sua cor purpura e aos seus botões cobertos de pilosidades resinosas - quase que ofendidos por um qualquer mal danoso, um antigo feitiço. apesar disso, a planta é saudável em toda a e as rosas entre as mais belas, embora não repitam.

Em numero 4 - 'Buff Beauty', uma beleza de tons ocre criada já nos anos 30 do século xx. Com boa repetição ao longo do ano. Impressiona, no entanto, a floração de Maio por ser profusa e plena de charme estival e fresco. A repetição outonal, embora parca, revela no entanto um apuro no perfume. Ganha o numero quatro, mais uma vez, por um factor extra que não sei bem explicar: o arbusto é coeso embora necessite uma ligeira poda, mas são as flores que se definem com dificuldade - é um certo recair lânguido, uma qualidade doce, reveladora de paragens quentes ou mesmo do melhor verão que está por vir; 

Em numero 3 - 'Russelliana', este top começa a entrar num certo valor místico, em que tudo começa a ser difícil de explicar, em que o intuir se sobrepõe ao que os olhos vêem e é somado ao real aquilo que é transcendente: o charme de 'Russelliana' tem paralelo com muito poucas das rosas que tenho. A sua cor é também difícil de explicar, um magenta-vermelho...ou um lilás encorpado. O centro é mais escuro e as margens suaves. Mas, a forma é um redemoinho e o perfume é forte, de rosa antiga. Inebriante. Terá sido um acaso feliz, aquele que nos revelou esta roseira? Desconhece-se o seu autor, mas esta multiflora tem como único pecado o facto de dar flor apenas na Primavera. 

O numero 2 - 'Cybelle', feita por Massad já à beira do século XXI, uma rosa moderna, tão cheia de generosas qualidades. Mas, é preciso começar por algum lado: pela forma das suas rosas, pelos tons rosa profundos, pelo centro de estames amarelos adornando como uma coroa ou pela folhagem lustrosa e saudável. O perfume, um poço vasto de encantos e uma fácil trepadeira que chega aos 3,5 metros e se enche de rosas em profusão fértil, pelo menos duas vezes por ano. Ate há poucos dias, já Dezembro ia avançado, e ainda haviam rosas na parede do velho celeiro onde a plantei há cerca de 4 anos. 

Numero 1 - a vencedora deste top é 'Spirit of Freedom', uma rosa inglesa de charme distinto, tal como 'Cybelle', criada já às portas do século XXI. No meu jardim é uma trepadeira com cerca de 3 metros, que cresce de braços dados com uma ameixeira e as suas rosas são copadas, grandes, quando abrem revelam um coração livre, mas cativante - não se pode deixar de pensar nesta roseiras sobre todas as outras. Pode-se pegar nas suas rosas e ficar com a mão cheia, tal o tamanho e abundância.  Leva tempo a estabelecer-se e parece precisar de uma boa base, um bom solo que a nutra. Por vezes, a liberdade custa a conquistar. Repete bem para alem da floração vernal, sobretudo se se mantiver o deadheading. O perfume é moderado, mas a beleza nesta rosa é livre e intensa.  
 
Maio 2022

Comentários

  1. Amor é a combinação da phlomis e kniphofia, os canteiros estiveram lindos apesar dos melindres do tempo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares