Exposição de Camélias no Jardim Botânico de Colónia.






A exposição de Camélias está a decorrer numa das estufas dedicadas à flora subtropical. Não sei se as Camélias foram ali colocadas de propósito, mas o que é certo é que, ainda há umas semanas atrás tinha visitado esta mesma estufa e não reparei em nenhuma Camélia, apenas parecia haver Fetos Arbóreos e Bambus, o que encontrei agora foi um mar de flores! Por todo o espaço, dezenas de variedades de Camélias desde o tecto até ao chão, organizadas em dois corredores da estufa, que foi pequena para a quantidade de gente que quis visitar a exposição.

Confesso que as Camélias nunca me interessaram muito, sempre as vi como mais uma flor parecida com as Rosas, mas vê-las agora assim em tão grande variedade de cores e formas, faz-me querer um dia plantar uma delas. Sei que não são fáceis de Cultivar em Portugal, quer seja porque exigem solos ácidos, quer porque não se dão bem com o Inverno, sobretudo no interior norte e centro, devido ao frio seco e às geadas que fazem com que as flores não cheguem a abrir. Aqui na Alemanha aparentemente são mantidas em estufas durante todo o Inverno, mas algumas variedades parecem adaptar-se bem às regiões mais amenas.

Comentários

  1. Em Portugal, sobretudo no Norte, é extremamente fácil cultivar Camélias ao ar livre. Temos os solos ideais (ácidos) e o clima também, exceptuando talvez o nordeste transmontano. Iclusive existem aqui alguns dos maiores cultivadores/coleccionadores da europa, que já têm sido visitados por diversas revistas francesas de jardinagem, publicando artigos com o roteiro das Camélias em Portugal.
    Eu próprio cultivo algumas expécies, bem no Norte (Terras de Bouro), que florescem todos os anos lindamente.

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado pela Informação, sei que as primeiras Camélias a chegarem à Europa foi por mão dos Portugueses. Também tinha a ideia de que se davam bem no Minho...Onde vivo, mais a sul perto de Lisboa são os solos calcários que dificultam o seu cultivo. Varios familiares tentaram plantar Camélias, mas sem sucesso.

    ResponderEliminar
  3. As Camélias dão bem em qualquer lugar no nosso país. Na minha terra, no Alentejo, toda a gente as tem no jardim sem grandes cuidados.
    Eu tenho em Lisboa em vasos. Já há fertilizantes e substractos especiais para Camélias que se encontram com facilidade.
    É um facto que se estiverem em locais abrigados das chuvas, as flores duram mais pois florescem no Inverno e estragam-se facilmente com a chuva.
    Em Março também há vários festivais de Camélias no nosso país!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu Comentario Greenman, não sei porque tinha mesmo esta ideia de serem de difícil cultivo, mas se os especialistas dizem que é facil:) Acho que na Zona de Alenquer não será tão fácil por causa dos solos extremamente calcários e água também, poderá vir dai esta minha ideia sobre as Camélias. Já vi muita gente não as conseguir vingar. Mas pelos vistos resolvendo algumas questões basicas até é fácil...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares