Jardim Botânico de Lisboa.
























































Numa recente visita rápida que fiz ao jardim botânico de Lisboa e onde já não ia quase, desde os tempos das aulas de Biologia vegetal da Faculdade, tomei uma maior consciência do património que o jardim representa  e do imenso potencial que todo o espaço tem, quer em termos ornamentais quer como espaço de aprendizagem e sensibilização para o mundo vegetal. É pois totalmente merecida a classificação como monumento nacional, e só se estranha que tenha levado tantos, tantos anos para que isso acontecesse.

O jardim é muito maior do que eu realmente tinha na minha ideia, não sei porque. O que se destaca é o porte das árvores, é claramente um jardim antigo, com historia e com alma. É também, e isto sempre achei, algo sombrio e decadente...sim, porque ao lado da beleza de exemplares majestosos e únicos na Europa, é impossível não se reparar no estado de degradação em que o jardim se encontra, o desleixo é evidente em cada canto...o lixo e os restos das ramagens velhas amontoam-se nos caminhos. para quem como eu repara neste pormenores e enquanto português, não deixo de sentir alguma tristeza por isso. O que temos ali é realmente algo único, se Munique é um dos melhores botânicos do mundo, então Lisboa tem todo o Potencial para se juntar ao grupo dos melhores. O jardim botânico chega a ser majestoso, ao nível não só dos grandes jardins, mas quase ao nível de uma grande floresta. O Porte de algumas árvores surpreende, e às vezes esquecemo-nos que estamos num jardim no meio de uma capital da Europa.

O que falta é brio, são jardineiros qualificados, é detalhe...quase não vi uma única flor em todo o jardim. O jardim parece estar ao abandono! Por outro lado, o que fazer e como fazer numa futura e aguardada intervenção naquele espaço? Como se pode melhorar caminhos e veredas? Como se pode criar pontos de interesse para além das árvores? É preciso muito muito cuidado, e sem duvida muito dinheiro. Intervir no botânico deve ser algo quase cirúrgico e entendo os receios que os dirigentes actuais do jardim já manifestaram em praça publica.
Muito há a dizer sobre o Jardim botânico e obviamente não cabe num único post, ficam algumas fotos:

  1. Escadaria de acesso ao arboreto, com palmeiras e uma Araucária  gigante.
  2. Talhão das suculentas, onde se pode ver o Dragoeiro gigante ao centro.
  3. Cycas, por todo o jardim existem exemplares deste fóssil vivo, quase todas de grande porte.
  4. Vegetação densa na zona inferior do jardim.
  5. Lago de cima, com papiros.
  6. Vereda de Freixos de porte considerável.


Comentários

  1. A questão é PORQUÊ??? Porque é que se deixou tudo chegar ao estado em que está!
    Haverá mesmo vontade em melhorar o Jardim Botânico de Lisboa?? Não se precisam de boas intenções, precisa-se de alguém que arregace as mangas. E o que me parece que que estão todos à espera que alguém faça alguma coisa... E assim ficamos!

    ResponderEliminar
  2. Meu caro .
    Grato pela visita. Estou a recuperar aos poucos, brevemente estarei em melhores condições. A saúde não tem ajudado mas, aos pouco e pouco vamos levar a água a nosso moinho.
    Obrigado pela visita ao jardim botânico, há já bastante tempo que por esses lados ando arredado. A distância e, a saúde não tem ajudado, mas brevemente tudo voltará à normalidade.
    Um abraço e, conto com o vosso regresso ao meu espaço.

    ResponderEliminar
  3. Não sei como cuidar de um jardim botânico. Sei o quanto sou grato ao abrigo que aquelas frondosas e belas árvores que molduravam a minha querida FALCULDADE DE CIENCIAS.
    Como brasileiro e amante de PORTUGAL, aqui de Fortaleza vejo aquela alameda de palmeira, que liga a Rua da Eslola Politecnica à bela esmeralda do coração de LISBOA, como um rio que no seu percurso indica que existe um lago em sua foz. Como ribeirinhos vamos cuidar do RIO e do LAGO!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares