Ranunculaceae.

Ranunculus repens

Nigella damascena


                                                                                                                                                                            Helleborus foetidus


Aquilegia alpina

Pulsatilla vulgaris

Anemone x hibrida
























Aconitum
























Clematis 

Esta talvez seja a minha família de plantas favorita, as Ranunculaceas. Uma diversidade de formas impressionante, com cerca de 60 géneros, alguns dos quais destaquei nas fotos de cima. Ranunculaceae possui uma distribuição quase cosmopolita, mas concentrada sobretudo no Hemisfério Norte. Em Portugal a família está bem representada, ocorrendo 11 géneros e 55 espécies. O seu valor ornamental é indiscutível, sendo que quase todos os jardineiros têm por certo, pelo menos um representante desta família. Aqui fica um pequeno vídeo sobre estas plantas:




Credito fotográfico: http://asminhasplantas.blogspot.pt/2011/05/nigella-damascena.html
Credito fotográfico: http://joanne-orangecottages.blogspot.pt/2011/06/clematis.html
http://flora-on.pt/#/2128

Comentários

  1. Site lindo, fotos maravilhosas ,já aderí e estou seguindo, visite o meu , será muito bem recebida.
    abraços

    ResponderEliminar
  2. http://www.villardallen.com/index.asp?identidade={CE1D31E0-E521-4628-BBCF-74021B23452A}&idpagina={F6A6B154-6ABE-414A-8DC8-B89A820B975C} Neste viveiro do Porto produzem Pulsatilla vulgaris :)

    http://www.nigeldunnett.info/moorgatecroftsgreenroof/files/page17_sidebar-bulbs.jpg Aqui, naturalizadas entre a vegetação de uma cobertura ajardinada em Inglaterra, florindo antes do resto da vegetação herbácea crescer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espectáculo Pedro, adoro esse green roof..imagino que a Pulsatila se dê mto bem neste ambiente sendo uma planta alpina, necessita de uma excelente drenagem...A combinação com as primulas é tb mto interessante! Obrigado por partilhar. Abraço!

      Eliminar
  3. Em relação a este grupo de plantas,
    este ano vou experimentar semear Aquilegia e Nigella no meu jardim em Coimbra (já o devia ter feito mas não tive tempo, pois não estou lá muitos fins de semana e preparações do solo, como arrancar ervas daninhas têm atrasado a plantação).

    Aconitum vi à venda no outro dia no Horto da Boavista, no Porto, mas era caríssimo (em geral acho q a única coisa q fica relativamente em conta comprar em Hortos são ervas aromáticas, o resto é para esquecer...)

    Anemome x hibrida tem também nos viveiros da Quinta Villar d'Allen no Porto. Pode consultar o site deles para ter uma ideia da variedade que produzem, embora o site esteja muito desactualizado. Mas em geral, como são eles próprios a produzir as plantas, os preços são muito em conta e fica barato comprar herbáceas em grande quantidade. Um dia que venha ao Porto vale a pena visitar a quinta. É um lugar mesmo especial, sobretudo para quem aprecia camélias (que não era o meu caso, mas comecei a gostar mais após ter visitado recentemente o viveiro!...). Adquiri muitas plantas lá para vários jardins que estou a plantar recentemente e aconselho vivamente. ;)

    Abraço!
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Aquilegias trouxe-as o ano passado da Alemanha, são as que estão na foto..o ano passado cresceram pouco, mas este ano estão enormes e cheias de botões prestes a abrir. Descobri que o lidl tb vendia uns pés dentro de umas caixas, e este ano comprei mais, são uma planta bastante interessante. Talvez não sejam é as mais fáceis de combinar num tipo de plantação mais contemporânea..mas a mim interessa-me para já ter plantas diversificadas, mts vezes sei que ainda não combinam mto bem...no futuro estarei mais preocupado em obter um equilíbrio maior nos canteiros...com maior sentido estético.
      Aconitos até agora nunca os encontrei, mas a Anemona hibrida já a tenho plantada lá no jardim, embora não saiba se sobreviveu às geadas pq toda a folha desapareceu entretanto. Quanto as Nigellas acabei de semear ha pouco tempo, estão combinadas com achilea filipendulina, talvez resulte!
      Aqui em Lisboa os preços dos garden centre são ridículos, n é para todas as bolsas. MAS, entretanto descobri que vivo perto do Sigmetum..tenho que passar por lá. Nas minhas prioridades estão as Armerias, Helichrysum, lavandula e cistus...os preços são mto interessantes!

      Abraço!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares