Óbidos na Primavera.
Wisteria sinensis |
No fim-de-semana passado visitei Obidos onde não ia há já varios anos, a vila estava em flor e resplandecia num fresco dia de Primavera. As glicínias (Wisteria sinensis) estavam por todo o lado, realçando a beleza da vila nesta altura do ano. Quase em cada rua, podemos observar uma destas plantas, um extra extravagante que combina bem com a arquitectura medieval da vila.
Mais cor foi-nos oferecida pelas olaias (Cercis siliquastrum), também conhecida por árvore-de-judas. É uma árvore pequena nativa do sul da Europa e sudoeste asiático, comum na Península Ibérica, sul de França, Itália. No início de cada Primavera fica coberta com uma profusão de flores arroxeadas, que aparecem antes das folhas. As flores são comestíveis e têm um sabor um pouco ácido, podem ser comidas em saladas.
Cercis siliquastrum |
Wisteria sinensis |
Tanto a glicínia como a olaia pertencem à família Fabaceae que é uma das maiores famílias botânicas, também conhecida como Leguminosae (leguminosas). Uma característica típica dessa família é a ocorrência do fruto do tipo vagem, exclusivo deste grupo. Para além do valor ornamental de alguns géneros desta família, há que destacar sobretudo a sua importância económica a nível global, pela produção de alimentos. Ficam mais algumas fotos de Óbidos:
Obrigado por compartilhar tamanha beleza.
ResponderEliminarabraços e um lindo dia
Bete
Obrigado Bete, é um prazer partilhar o que vejo por ai...ainda bem que gosta. Espero manter o seu interesse, um abraço!
EliminarThe golden wall behind the swathes of wisteria, and the terracotta tiled roofs. Would like to be able to walk into your pictures!
ResponderEliminarTenho uma Glicínia aqui em Évora onde vivo, por cá chamam-se Liláses, crescem muito rápido! Parabéns pelo seu blog e pelas fotos magnificas.
ResponderEliminarFlora e arquitetura tradicional,
ResponderEliminarduas das minhas paixões...
Cumprimentos.