Plantas que procuro.

Angelica gigas/ Penisetum / phlomis russeliana / Helichrysum / Centrathus / Echinops ritro / Sedum / Cosmos atrosanguineos
















Todos sabemos que por vezes é realmente difícil encontrar algumas plantas em Portugal, em geral os centros de jardinagem são muito convencionais e oferecem um leque de plantas muito restrito, especialmente aqui em Lisboa. Fiz uma lista de plantas que desejo vir a ter, se alguém souber onde as posso encontrar, ou se por acaso pudermos trocar algumas sementes seria muito fixe! Segue então a lista de plantas que procuro:

Anemona japonica (Hibrida)
Centaura (azul)
Cistus ladanifer
Digitalis ferruginea
Echinops ritro
Eremurus                   
Erygium alpium
Geranium psilostemon
Helichrysum italicum
Knautia macedonica
Nepeta “six hills giant”
Pennisetum setaceum
Persicaria
Phlomis fruticosa
Phlox
Sedum (vermelho ou rosa)
Sedum telephium
Solidago
Verbascum (qualquer)
Veronicastrum verginicum

Comentários

  1. Olá, a Centranthus (valeriana) consigo te arranjar tenho muita por aqui, é uma planta bastante facil e resistente à seca. Também procuro ha muito tempo a Angelica gigas, mas não é facil:) Um verbascum só se recolheres a semente da natureza, acho eu. Abraço!
    Mail:guipedro132(arroba)gmail

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Guilherme, entretanto tb já tenho a Centranthus...foi difícil, mas consegui que pegasse. Penso que agora já não deve levantar mais problemas...

      Eliminar
  2. James,
    estevas (Cistus ladanifer), não faltam no meu jardim! Introduzias pela primeira vez transplantando-as diretamente da natureza. Estão neste momento a florir, posso depois enviar sementes.
    Este ano transplantei também para o meu jardim vários espécimes de Helichrysum, Helichrysum stoechas no caso. Nas praias que no verão frequento a Helichrysum italicum é frequente, não deve ser difícil conseguir sementes.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu até já sei onde encontrar este Cistus mas por enquanto ainda continua na minha lista. Existe um viveiro que se chama SIGMENTUM e eles dedicam-se às plantas autóctones...tenho que passar por lá, penso que vou encontrar o Cistus e o Helichysum. Obrigado pelas sementes, se por acaso não conseguir, depois peço-lhe:)
      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Algumas sendo hibridos não são garantidas por semente. Uma que não recomendo é o Pennisetum setaceum espécie, porque tem comportamento invasor e é um perigoso invasor em várias partes do mundo incluindo Canárias. O da foto é a variedade purpura, que não tem carácter invasor, mas penso que não dê por semente. E é mais ornamental. Já se encontra ocasionalmente em viveiros.
    Essa é uma das plantas da lista que tenho, além do espectacular Verbascum bombyciferum (dá por semente). A Perovkia "blue spire", sendo uma variedade também não é garantida por semente. As que semeei a partir da variedade têm folhas mais pequenas. Mas a floração não parece diferente na cor.
    O que tenho da lista inclui: Anemona japonica (Hibrida), rosa
    Centranthus ruber (branco e rosa/vermelho)
    Cistus ladanifer (e muitos mais incluindo hibridos). A esteva é omnipresente nos campos em volta do meu terreno.
    Helichrysum italicum
    Monarda didyma
    Pennisetum setaceum purpurea ?
    Perovkia "blue spire"
    Phlomis fruticosa
    Phlox 'Emerald Cushion'
    Sedum telephium (rosa)
    Solidago
    Verbascum thapsum
    Verbascum bombyciferum
    Verbena bonariensis
    Posso oferecer/trocar fácilmente pelo menos as sementes.

    Também eu gostava de ter a Dierama, não tive sorte com a semente que comprei uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Natália, muito obrigado pelo seu comentário... Espectáculo!! Incrível que tenha tantas plantas que muitos de nós gostaríamos de ter, não sabe a curiosidade com que fiquei sobre o seu jardim. Tem que nos enviar umas fotos para mostrar aqui no blog! Quanto às plantas como é óbvio, não lhe posso pedinchar todas essas que tem, mas existem duas que vou lhe pedir especialmente: o seu Verbascum bombyciferum e a Verbena bonariensis. São duas plantas incríveis, especialmente esse Verbascum! Onde conseguiu todas estas plantas? Comprou por cá? Ou encomendou de fora? É que é tão difícil encontrar certas espécies nos nossos centros de jardinagem. Mais uma vez obrigado pela sua resposta, deixo-lhe o meu mail para podermos falar melhor: jaime.eusebio@gmail.com
      Cumprimentos.

      Eliminar
  4. Olá e Parabéns pelo Blog! Vivo em Lisboa pelo menos uma espécie da Lista eu tenho, o Sedum também adoro!É muito fácil de pegar posso lhe arranjar uns pés se quiser.
    Cumprimentos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      muito obrigado. Vou aceitar o Sedum sim senhor, é uma daquelas plantas que quero ter há mto tempo mas que não encontrava à venda. Em alturas de crise temos que aproveitar estas ofertas caídas quase do céu! Fica aqui o meu email para que se possa combinar melhor: jaime.eusebio@gmail.com
      Muito obrigado! :)

      Eliminar
  5. Olá James,

    Acho que numa próxima vinda tua ao Algarve, vais de mala cheia para casa...
    Nesta última caminhada encontrei muitos Echinops à beira dos caminhos. Vou esperar pelo verão para recolher as sementes.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé,
      quando eu for ao Algarve tou a ver que vai ser uma festa!! Eheh Eu vi as imagens dos Echinops nas tuas fotos, até fiquei a pensar que seria fixe ter umas sementes e tal...e só não pedi para não exagerar! :)mas obrigado por te lembrares, agora só falta eu ir até aos Algarves...isso é que não pode ser tão depressa. Mas fica prometido, havemos de nos encontrar por la!
      Abraço.
      Sabes o que seria giro? Era organizar um banco de sementes/plantas disponíveis para oferta/troca? Mas claro, isso ia dar um certo trabalho a organizar. Talvez funcionasse se cada pessoa disponibiliza-se
      no seu próprio blog as plantas que pode trocar. Abraço!

      Eliminar
  6. Sinto-me mal... não tenho nada da tua lista...
    :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol Zé é normal que não tenhas algumas destas plantas, porque são realmente difíceis de encontrar entre nós...e depois mts delas acho que não se dão bem em vaso porque atingem grandes tamanhos, são todas plantas que eu gostaria de experimentar num "jardim" de tendência mais naturalista lá em casa da minha mãe. Todas se dão bem no nosso clima, mas não percebo pq é que são tão pouco divulgadas no nosso pais. A maior parte delas são actualmente mto populares noutros países, sobretudo em Inglaterra. Cabe a nos começarmos a usa-las tb por cá:)

      Eliminar
  7. Boa tarde

    Procuro sementes da planta Cosmos atrosanguineus. Alguém tem ou sabe de alguem que tenha?
    Obrigada
    Margarida Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Margarida, só vi agora o seu comentário. Consigo-lhe arranjar a planta se quiser...no Outono devo dividir a minha.

      Eliminar
  8. Não sei se já conseguiu estevas. Em todo o caso, da minha experiência, o mais fácil é transplantá-las quando são jovens (ainda bébés!). As raízes são muito superficiais, o que facilita o transplante. No entanto para o sucesso da operação é necessário gerir o tempo que decorre entre arrancar e plantar, regando de imediato. Pode fazê-lo em qualquer altura do ano, excepto em dias quentes. Crescem rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Boa tarde, muito obrigado pela sua dica, ainda só tenho um pé que consegui estabelecer por estaca, e nem é de uma autóctone, é de um híbrido que me ofereceram aqui. No outono vou tentar encontrar pequenas plantas..

      Eliminar
  9. Olá gostaria de saber como faço pra conseguir sementes de Cosmos Atrosanguineus. É a primeira vez que faço isso e gostaria de umas dicas pra conseguir essas sementes, é muito importante, e teria dicas tbm de como fazê-la crescer bem?

    ResponderEliminar
  10. Olá gostaria de saber como faço pra conseguir sementes de Cosmos Atrosanguineus. É a primeira vez que faço isso e gostaria de umas dicas pra conseguir essas sementes, é muito importante, e teria dicas tbm de como fazê-la crescer bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Filipe, infelizmente com todo o gelo e temperaturas inferiores a -5 que tivemos este Inverno, eu acabei por perder a Cosmos atrosanguineus. É uma planta pouco rústica e em Portugal só resiste aos Invernos em Lisboa e Algarve, é considerada anual. Vou tentar ver se alguém que conheço tem as sementes. Dependendo da zona em que vives, podes procurar em agrilojas também...

      Eliminar
  11. Boa tarde. Será que alguém me consegue dizer onde posso encontrar sementes de Verbena Bonarienses? Sou da zona do Porto. Grata desde já.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares