Junho no Jardim Botânico...

Valeriana officinalis, família Caprifoliaceae

É possível visitar o jardim botânico de forma gratuita durante este mês, há que aproveitar, mas na realidade foi só mais um pretexto para lá voltar. E encontrei algumas coisas interessantes, valeriana, na foto acima, por exemplo. A valeriana é usada como planta medicinal pelo menos desde o tempo dos antigos gregos e romanos, sobretudo como remédio para a insónia, actualmente é usada na industria farmacêutica como ansiolítico. À parte as propriedades medicinais, acho-a muito interessante como planta de jardim.

Geranium albanum

Mais um gerânio rústico, desta vez originário dos Balcãs: Geranium albanum, facilmente cultivado em  solos com alguma humidade, com boa drenagem e em pleno sol. Tolera alguma seca, mas prefere solos húmidos. A planta pode diminuir após a floração em climas de Verões quentes e secos, mas nessa altura pode-se cortar levemente as folhagem de forma de revitalizar a planta.

Cynara cardunculus
                                                                                                                                                                                Cynara cardunculus





Cynara cardunculus pertence à familia Asteraceae e é conhecido como o cardo do coalho, usada no fabrico de queijo desde tempos imemoriaisAs flores são colhidas quando a planta começa a ficar senescente, isto é, durante os meses de Junho e Julho, sendo armazenadas em locais secos de forma a serem usadas depois na coagulação do leite durante o Inverno. A propriedade coagulante deve-se à presença de três Enzimas produzidas na flor. É uma planta lindíssima, e muito usada como ornamental em outros pontos da Europa.
Tropaeolum majus e aquilegia.

Tropaeolum majus, as vulgares chagas, é uma planta amplamente cultivada, tanto como ornamental, quer como planta medicinal. Uma presença quase habitual nos jardins das casas do campo, são  cultivadas pelas suas flores, mas também porque as suas folhas e flores são comestíveis, podendo ser usadas em saladas, dando um sabor delicadamente picante. Na foto de baixo, nenúfares no lago da "classe".


Comentários

  1. Respostas
    1. that´s a good question Diana, I thought about it before and maybe it´s because some watter plants can spread to the entire pond really fast...or they just want to protect some species from ducks or other birds...still I don´t know exactly. and it´s rather ugly:/

      Eliminar
  2. Gostei especialmente dos cardos, bela planta ausente nos nossos jardins.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Rafael, é difícil por vezes pensarmos em algumas destas plantas como ornamentais quando na verdade fomos habituados a vê-las como ervas daninhas. Embora a inflorescência deste cardo seja bonita, acho que são as folhagens da planta antes da entrar em floração, o ponto mais interessante. Abraço!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares