Plantas Portuguesas.

Iris lusitanica / Euphorbia charicias
  Stipa gigantea / Scilla Peruviana

Nepeta tuberosa / Euphorbia mellifera
Echium candicans / Geranium maderense











































Lavandula stoechas sbp. luisieri / Nascisum bulbocodium

Algumas plantas nativas de Portugal que todos devíamos ter nos nossos jardins. Numa altura de grande crise em que este país está mais deprimido que nunca, um pequeno contributo do mundo vegetal para termos mais orgulho no que é nosso. Esta pequena escolha foi feita tendo por base algumas plantas que constatei serem muito usadas fora de Portugal, mas que entre nós parecem não ter o reconhecimento devido:
http://www.mediterraneangardensociety.org/42-lavenders.html

Comentários

  1. Perfeitamente de acordo, desde que não sejam colhidas plantas no seu ambiente natural. Todas elas são belíssimas e extraordinárias.

    ResponderEliminar
  2. Existe uma velha expressão que diz "a galinha da minha vizinha é mais gorda do que a minha". Poder-se-ia aplicar perfeitamente esta expressão a esta situação. Portugal é dos países europeus com maior biodiversidade, por albergar simultaneamente espécies mediterrânicas e atlânticas. Com tanta riqueza botânica no nosso país, desprezamos o que é nosso e louvamos o que é dos outros.
    Relativamente ao comentário do amigo Américo Pereira, respeito o seu pensar mas também eu com objetivo conservacionista tenho uma visão um pouco diferente. As plantas autóctones do meu jardim (possuo várias dezenas de espécies) foram todas colhidas no seu ambiente natural. O meu jardim passou assim a ser uma extensão do ecossistema circundante. Recebe exemplares da flora envolvente mas retribui dispersando sementes para o exterior. Na base da cadeia alimentar, as plantas autóctones do meu jardim são um paraíso para a fauna local. Colher plantas no seu ambiente natural para as transplantar para o nosso jardim evita a contaminação genética, prejudicial e existente quando são comprados espécimes oriundos de outras regiões distantes. A recolha de plantas no seu meio natural minimiza ainda a introdução de espécies exóticas invasoras. Recordo-me de em miúdo ter comprado um livro relativo a um passatempo que queria experimentar – a aquariofilia. Ora um dos conselhos referia a não recolha de plantas no seu ambiente natural. A importação de plantas para satisfazer o mercado da aquariofilia tem infelizmente introduzido espécies exóticas nefastas para os nossos ecossistemas, como a elodea e o jacinto-de-água por exemplo.
    Recolha de plantas no seu ambiente natural – porque não?! Devemos contudo evidentemente averiguar se existem restrições legais à sua captura ou se são espécies invasoras.
    Cumprimentos a ambos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo comentário de ambos, como em tudo o bom senso seria a regra ideal. Nunca na vida arrancaria uma orquídea silvestre, uma tulipa, ou um narciso raro. No entanto os meus Iris pseudoacorus vieram todos da natureza das ribeiras perto da minha casa onde há muitos. Julgo que para plantas muito abundantes não vejo nenhum mal em colher algumas da natureza.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares