Zonas de rusticidade climática de Portugal.
Zonas de Rusticidade da Europa. |
Portugal apresenta algumas assimetrias climáticas que se reflectem em diferentes zonas de rusticidade para a vida vegetal. Isto é, diferentes regiões geográficas apresentam condições de clima que condicionam a vida de certas entidades vegetais especificas nessa área. Para uma planta estar apta a uma determinada zona de rusticidade, ela terá que não só que sobreviver durante todo o ano nessa região, como também completar o seu ciclo de vida, reproduzindo-se. As temperaturas mínimas passiveis de serem atingidas nessa região, estabelecem o patamar da escala de rusticidade que a planta consegue aguentar. A escala vai de ZR 1 a ZR 12, sendo que existem apenas três zonas de rusticidade em Portugal, que estão representadas expeditamente no mapa acima:
- Zona Rusticidade 8 - Nordeste Transmontano e Barroso, mas também Serra da Estrela e Lafões (não representado no mapa). Temperaturas mínimas possíveis: entre -12 a -7. Característica: todas as perenes de clima temperado têm um ciclo de vida normal. Tulipas podem-se tornar perenes, Narcisus papyraceus não viável, Buganvília não viável.
- Zona Rusticidade 9 - toda a faixa litoral até ao cabo carvoeiro, todo o interior das beiras até ao norte Alentejano. Temperaturas mínimas possíveis: entre -6 a -1. Características: todas as perenes de clima temperado têm um ciclo de vida normal. Tulipas são tratadas como anuais.
- Zona Rusticidade 10 - toda a costa de Lisboa até ao litoral Alentejano e todo o Algarve. Temperaturas mínimas possíveis: entre -1 e 4. Características: maioria dos bolbos de Primavera dá flor durante o Inverno. Ciclos vegetativos alterados para grande parte das perenes de clima temperado. Inviável para cerejeiras e tulipas.
É claro que são apenas valores indicativos, algumas bolsas de rusticidade são possíveis devido a diferentes microclimas locais. Resta dizer que a Madeira tem rusticidade 12, e os Açores, possivelmente entre 11 e 12.
Acho incrível que nada haja escrito em Portugal sobre este assunto, quando encontrei tanta literatura em espanhol na net sobre o tema; por exemplo, existe um mapa detalhado sobre a rusticidade em Espanha aqui. Mas acho que isso se possa dever ao facto da maioria da população portuguesa viver na zona Litoral e sobretudo Lisboa estar numa zona de clima super temperado, onde esta classificação parece não fazer sentido, de qualquer forma Portugal não é só Lisboa!
Comentários
Enviar um comentário