Um novo canteiro.

Fiz um novo canteiro no meu jardim, mais um pequeno espaço roubado à horta da minha mãe. É um canteiro algo improvisado, tal como todos os outros, e consiste basicamente numa secção elevada feita de tábuas de madeira com 2,70m x 1,50m. Tenho as seguintes plantas para começar: Achillea filipendulina, Hemerocalis "rajah", Echinops ritro, Cynara cardunculos, Eryngium planum, Lychnis coronaria, Stachys lanata, Iris holandica, Liatris spicata, Eremurus stenophyllus, Pennisetum alopecuroides, Stipa gigantea, Alcea rosea e Verbena bonariensis (ainda em falta, as sementes estão a germinar).
No entanto, há que destacar mais algumas plantas nesta altura do ano no meu Jardim:

 Folhagens de Eryngium planum, Phlomis tuberosa, e Stipa tenuissima
Narcissus tazetta

Cyclamen


Tulipa "darwin"
As primeiras tulipas estão a rebentar novamente, mas ao fim de três anos, algo me faz suspeitar que não serão tão prolíficas, este ano. Tenho muito menos botões, não sei se está relacionado com o facto de termos tido muitas chuva durante todo o Inverno e isso pode ter levado ao apodrecimento de algumas hastes quando estavam a rebentar. Em termos de folhagem parece ser idêntico, mas também me esqueci de adubar o solo no ano passado, facto que pode ter tido uma influência decisiva, ainda quando se formavam as flores deste ano.

 Calendula officinalis e os últimos narcisos


Comentários

  1. I have one bulb coming up. Leaves like a tulip but I have NO tulips. Wondering if that is the blue scilla I've mislaid?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. That's quite possible Diana, blue scilla has indeed leaves similar to a tulip, but only a little darker green. I wonder if you mean "scilla peruviana"?

      Eliminar
  2. Bom dia,

    e já tentou transplantar as tulipas? De vez em quando é preciso fazer isso porque os rebentos ao saírem 'empurram' os bolbos para baixo e, em consequência, os bolbos ficam demasiado enterrados. Tente transplantá-los depois da acabar o período da florição e depois de as folhas secarem.
    Cumprimentos,
    Kasia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde e obrigado pelo seu comentário, eu sei que essa questão se pode colocar para vários bolbos, mas neste caso não sei se se aplica uma vez que estas tulipas têm apenas 3 anos; não sei se duas épocas de crescimento apenas, será o suficiente para as enterrar até níveis que coloquem a floração em causa. De qualquer forma vou seguir a sugestão, este ano vou levantar os bolbos assim que atinjam a dormência no final do Verão. Mas de qualquer forma, estou mais inclinado para um esgotamento do próprio bolbo, algo que acontece muito nos híbridos holandeses.
      Cumprimentos,
      Jaime

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares