Texturas no jardim em Abril.

Achillea filipendulina, Verbena bonariensis, Stachys lanata, Nigella.

Stipa tenuissima, Allium schubertii. 
Perovskia, Eryngium planum, Armeria, Stipa tenuissima. 

 Canteiros no meu jardim. 
Eryngium, Liatris spicata, Artmisia e Sedum "Matrona".
Uma das coisas que considero mais importante no jardim é a textura que se obtém das diferentes combinações entre folhagens, quase tão importante quanto as próprias flores e inflorescências. São raras as plantas que dão flor por mais do que um mês, isso significa que a maior parte do tempo, o que temos no jardim é um conjunto de folhagens. 

Desta forma, as folhas das plantas vivazes que escolhemos, revestem-se de grande importância: há que ter isso em consideração quando combinamos as diferentes plantas num canteiro. 

Por outro lado, só podemos criar textura quando temos um numero de plantas já considerável, pois a textura não provem apenas do porte e habito de cada planta, mas sobretudo quando se consegue repetições pela justaposição de varias folhagens, impondo ao mesmo tempo profundidade e ritmo num canteiro ou bordadura. 

Abril é uma excelente altura do ano para se perceber melhor as diferentes texturas do jardim, já que é agora que todas as folhagens se encontram mais viçosas, ainda a despontar e sem a interferência da floração. 

Comentários

  1. Adoro as Armerias em conjunto com a Stipa, também gosto dos Allium mas não tenho tido muita sorte com eles. Parabéns, o jardim está muito bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Os alliuns já percebi que existem algumas variedades mais fáceis que outras, por exemplo o Allium sphaerocephalon e o A. schubertii parecem se dar bem no nosso clima.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares