O meu jardim em Junho

Stipa tenuissima e achillea millefolium

Silene coronaria e Stachys lanata 

Achilea filipendulina, Cosmos e Perovskia

Verbena bonariensis,  Echinops e Liatris spicata

Perovskia "Blue Spire" Echinops ritro,  Coreopsis e Gladiolus 

 Cynara cardunculos e Artmisia 

Echinops e Achillea filipendulina

Verbena bonariensis e Dahlia

Echinops, Stipa e Silene coronaria

Echinacea purpurea

Cosmos e Perovskia "Blue Spire"

Liatris spicata, Silene coronaria e Pennisetum

Lychnis, Stipa, Centaurea, e Eryngium planum 

Perovskia, Coreopsis e Echinops ritro 

Silene coronaria e Stachys lanata

Echinacea, Silene coronaria, Achillea e Eryngium

Centaurea cyanus, Silene coronaria, Aster e Pennisetum

 Dahlia "Arabian Nights" Verbena bonariensis e Cosmos
Echinacea, Stipa, Eryngium e Perovskia
Alium Sphaerocephalon, Achillea, Stipa e Stachys

O meu jardim começou a tomar forma há cerca de 4 anos atrás, quando eu senti a necessidade de por em prática a minha veia de jardineiro, nessa altura, tudo o que tinha era um terreno nas traseiras de um velho celeiro, numa área que tinha sido usada desde sempre pelos meus pais como horta.  Foi difícil convencer a minha mãe que se podia criar um jardim na horta, embora ela própria já tivesse plantado roseiras e outras flores de corte como crisântemos ou lírios. A resistência inicial foi ultrapassada aos poucos, e ao fim do primeiro ano, já tinha conquistado uma boa faixa de terreno com alguns metros quadrados. 

Quando penso de onde veio esta minha vontade de jardinar é bastante fácil identificar a sua génese, surgiu ainda na infância impulsionado pela minha avó paterna e as minhas tias, todas elas ávidas jardineiras. Particularmente a minha avó, que me ensinou bastante sobre um jardim e  cujas flores preferidas eram os delphiniuns e as rosas. 

Hoje, quatro anos depois, o que tenho é já algo bastante interessante, finalmente consegui recolher um suficiente numero de plantas para fazer algo mais próximo do que foi idealizado. São já cerca de 110 espécies e variedades diferentes! Mas, a ajuda final, penso que tenha vindo da própria natureza, a grande verdade, é que me conseguiu surpreender, ainda há uns meses atrás nada me faria supor que o jardim tomaria tamanha beleza e profusão de cores. Por muito que algumas destas combinações de plantas tenham sido planeadas, a verdade é que este ano as minhas expectativas foram largamente superadas. 

Comentários

  1. Parabéns James!

    O teu jardim está um espanto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Júlio, este ano superou as minhas expectativas por acaso... :)
      Abraço.

      Eliminar
  2. James, que belo jardim o teu, mesmo ao estilo inglês... As equinaceas e o ehinops uma maravilha!Muitos Parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado, os echinops são realmente surpreendentes é a minha planta preferida no jardim neste momento...

      Eliminar
  3. Cosmos and Perovskia, a blissful marriage made in heaven!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I Have to agree Diana, they really go well together. A combination that I will keep in the future.

      Eliminar
  4. Fabuloso, James!
    Muitos parabéns!
    ( e uma certa inveja boa ;) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Margarida, espero que continue a gostar...

      Eliminar
  5. Dear James, Thank you very much for your nice comments on my blog. Your garden looks beatifull.

    Kind regards Claus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you Claus for your nice words :)
      Kind Regards

      Eliminar
  6. De mês para mês o seu jardim não pára de surpreender.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado, Junho e Julho são praticamente o culminar do ano de jardinagem, mas espero continuar a surpreender...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares