O jardim adormece...


Canteiro de aromáticas e romanzeira.
Spring garden

Horta
Phlomis tuberosa

Framboeseiras
Serra de Montejunto

À medida que o Outono vai avançando, o jardim vai adormecendo aos poucos mas, a fase de dormência de Inverno pode também reter algum interesse, sobretudo a nível de texturas que resultam do decaimento sazonal.  

Também a estrutura do jardim pode ser melhor apreciada com o cair das folhas e desaparecimento de algumas anuais. Os Caminhos e canteiros que tenho disponíveis tornam-se agora mais evidentes, e com eles, tudo o que posso ainda preencher com plantas: trabalho para os próximos meses!

Comentários

  1. Este Outono tenho sentido uma estranha vitalidade lá pelos jardins. Ervas que irrompem por todos os canteiros, plantas que se desenvolvem e florescem, variadíssimas espécies surgem, incluindo musgos e líquenes, amantes da humidade. É certo que nos terrenos secos da Beira Baixa a chegada das chuvas do Outono é uma espécie de benção.

    Vislumbrei na sua última fotografia a Serra de Montejunto, que conheço muito bem desde a infância. É por aí o seu jardim suspenso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim senhor, o meu jardim/horta fica no Norte do concelho de Alenquer, mesmo ao lado da Serra de Montejunto.
      E posso confirmar a anormal vitalidade deste Outono...tivemos um Outubro e mesmo Novembro bastante ameno, com chuva...penso que para muitas plantas foi como uma segunda Primavera.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Gostava de ter assim uma romazeira, com frutos! E nem era para os comer, era mais para olhar para eles! Plantei uma em dezembro de 2009 e até agora nada... começo a ficar desiludido. Talvez seja da variedade ou se passa alguma coisa que me ultrapassa. E o meu vizinho que tinha uma que dava romãs aos montes, e nasciam montes de plantas dos frutos caídos, arrancou-a quando fez o relvado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para muitas árvores de fruto, existem variedades diferentes que se adaptam a diferentes zonas do país. Talvez aconteça o mesmo com as romãzeiras. Por outro lado, esta árvore que tenho nas fotos, levou vários anos até dar romãs, sendo que este ano foi claramente o ano em que foi mais prolífera. É uma questão de esperar, ou então plantar outra que seja de uma variedade comprovadamente boa.

      Eliminar
  3. Your comment about seeing the garden structure better in the fall and winter is so true. This is the time of year that I make lots of plans for next year and where best to place new things or move around already existing things - especially the many original sculptures I have collected. I always enjoy my visits to your blog. Jack

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi jack, thank you once again for your visit. Even though we live in very different climate zones, I also make new plants at this time of the year... this is one of the reasons why I love the Autumn time, when you start to think about plans for the next year.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares