Final de Ano no Jardim

Achillea, Pennisetum, Echinops, Cynara, Stachys
Carex, Festuca, Salvia, Aquilegia
Verbascum, Hemerocallis, Verbena
Helleborus x ballardiae

Mais um Ano no Jardim que chega ao fim. Foi um ano bastante atípico em termos de florações, com um Verão extremamente quente e um Outono e Primavera com valores de temperatura bastante superiores ao normal. Muita coisa floriu fora de época e tantas outras tiveram florações curtas devido ao calor e secura, a floração de Verão foi particularmente afectada. Mas, as chuvadas abundantes no Outono trouxeram grande alivio ao jardim, acompanhado de muitas flores e de um bom crescimento vegetativo. 

Em 2015, introduzi varias plantas novas no Jardim, outras confirmaram a boa performance de anos anteriores, como foi o caso da Echinops ritro, que neste momento é mesmo uma das minhas vivazes preferidas. Novos canteiros, novos espaços...o jardim vai crescendo para fora dos limites que no início demarquei, sinal de que toda esta aventura de começar um jardim tomou uma dimensão que não foi antecipada por mim.  

O jardim continua precário, com uma plantação algo austera e restrita ao baixo orçamento disponível mas,  por outro lado, toda esta experiência vem mostrar que quando se quer realmente um jardim, não precisamos de muito para o por em prática: basta olhar à volta e ver o que se tem em mãos. Trazer para o jardim coisas da flora local, dividir o que se tem de início, dividir as poucas plantas que se compram ...e claro, ter a sorte de ter amigos que partilham plantas connosco. Posso dizer que grande parte do meu jardim teve origem nesses mesmos amigos, em especial queria agradecer à Natália, ao Carlos e à Alexandra. 

2016 apresenta-se cheio de desafios para este meu pequeno jardim. Nos seus meros cinco anos de existência deixou de ser apenas "jardim suspenso" e reclamou para si uma existência física. Tomou forma e fez-se paisagem, surpreendeu tantas vez o jardineiro e muitas outras o desiludiu. O próximo ano será de mudança, as circunstancias assim o ditam e os jardins acompanham sempre a vida do jardineiro, o meu não será excepção. 

Bom Ano de 2016, Happy New Year!

Dezembro de 2015

Comentários

  1. Sente-se mesmo a falta de gelo nas folhagens não é, este ano tens o jardim como eu tinha no inverno passado... e este ano +glup+ tenho o jardim invadido de floração em inicio, germinações de papaver etc por todo o lado já.

    ResponderEliminar
  2. I am convinced a garden is more fun on a tight budget, with volunteer gifts from nature, and vivid reminders of kind friends. Every plant can tell a story. My sort of garden!
    Happy New Year!

    ResponderEliminar
  3. Bom Ano novo Amigo jaime!
    Será que é este ano que fazes uma visita à Catita?Um Abraço

    ResponderEliminar
  4. Feliz 2016 e tudo de bom para o jardim, que a meu ver continua lindo. Abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares