Sissinghurst: O Jardim Branco

Vista do centro do jardim branco
A "sala" mais famosa dos jardins de Sissinghurst é o Jardim Branco. Foi o ultimo jardim construído no tempo de Vita e já foi reproduzido inúmeras vezes no mundo inteiro. Este jardim é talvez o que causou mais impacto de todos os que foram criados por Vita Sackville-West. 

É basicamente uma secção rectangular com corte formal de passeios em tijolo inglês e com margens de buxo baixo em toparia. O centro é ocupado por uma pérgola coberta pela roseira Rosa mulliganii. O resto da estrutura dos canteiros é preenchido por um intrincado conjunto de vivazes de floração branca, conseguido-se magnificas justaposições e texturas de grande interesse.  

Stachys lanata, Eryngium / Phlox paniculata "David", Papaver rhoeas 'Bridal White'
Onopordum acanthium
Torre / Cosmos 'Purity' e Antirrhinum /Rosa 'Princess of Nassau'
Eryngium 'Miss Wilmott's Ghost',  Achillea , Lillium regale

Muitas das plantas escolhidas são bem comuns mas, todas numa versão branca, tantas vezes esquecida pelos jardineiros. Há que realçar que o jardim não é de um branco puro: temos variações de branco desde pérola ao rosado, na verdade trata-se de um jardim a três cores: o cinza, o verde e claro, o branco. Folhagens cinza prateado ligam os canteiros dando unidade ao jardim e são pontuadas com maciços de flores brancas das mais variadas formas. 


Algumas das plantas em destaque no jardim branco de Sissinghurt: Onopordum acanthium, Eryngium 'Miss Wilmott's Ghost', Lilium regale, Daucus carota, Antirrhinum majus, Cosmos 'Purity', Lychnis coronaria 'Alba', Veronicastrum virginicum 'Alba' e Rosa 'Iceberg'.
                                            Continua...

Comentários

  1. Sabias que o Jardim Branco foi criado para ser admirado á noite? O branco das flores e o prateado das folhas reflecte o luar e fica muito bonito!

    ResponderEliminar
  2. It must be the season for visits to Sissinghurst. Seems a lot of bloggers have been there this year. Always nice to see who posts what photos that they do. Thanks for the visit. Jack

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito este jardim, gostaria de visitá-lo um dia :)
    Enquanto não vou posso inspirar-me nestas imagens maravilhosas!

    Catarina H.
    https://ecologicaquem.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares