Plant of the Year Award 2017

Echinacea purpurea

Echinacea purpurea, Julho 2017

Nesta altura do ano faço sempre uma pequena retrospectiva do que resultou melhor e pior no jardim durante o ano que passou e é também tradição de alguns blogues de jardinagem dar o "prémio" de melhor planta do ano. No ano passado foi o primeiro ano que postei este prémio aqui e neste ano decidi que devia continuar. E se o ano passado ainda tive algumas duvidas sobre qual seria a premiada, este ano as coisa foram bem mais simples: o prémio PYA 2017 no meu jardim vai para as equináceas que foram incansáveis durante todo o Verão e que por isso merecem totalmente a distinção. Sem duvida nenhuma que é merecido, até porque foi logo a primeira planta que me veio à cabeça!

A Echinacea purpurea é uma planta que tem sido apresentada como tolerante de condições de secura, e se isso é verdade para jardins em climas mais temperados, no nosso clima mediterrânico é preciso ter alguma prudência com este tipo de rótulos, pois no caso da Echinacea tenho algumas reservas sobre o seu grau de tolerância a situações de seca.  Durante alguns anos tive maus resultados com esta planta exactamente porque a plantei em zonas mais expostas do jardim. Foi só quando um amigo me alertou para o facto de muitas vezes no seu habitat original se apresentar em situações de transição entre bosque e pradaria aberta, que fiquei decidido a tentar fazer as coisas de maneira diferente. E foi isso mesmo que fiz, passei a trata-la como planta de meia sombra, e os resultados foram bem melhores logo no primeiro ano, e assim continuou nos seguintes. Sendo que no Verão passado fizeram todo o show! Para alem de meia-sombra no nosso clima, do que as equináceas gostam mesmo é de um solo com bastante matéria orgânica, embora com boa drenagem e algo leve. Uma ressalva importante no cultivo de Echinacea  é o cuidado que se deve ter com caracóis e lesmas, em especial durante a Primavera, quando a planta está a desenvolver o novo ciclo vegetativo. Um ataque destes gastrópodes nesta altura do ano, pode realmente comprometer a floração  para o ano inteiro, raramente a planta volta a recuperar. 

Existem centenas de cultivares interessantes de Echinacea purpurea, entre os quais destaco pelo vigor e extensa floração a  'Ruby Giant'; pela belíssima cor, a Echinacea 'Tomato Soup' e porque uma equinácea branca é sempre algo especial, destaco também a 'White Swan'. 

http://www.telegraph.co.uk/gardening/gardeningadvice/11061628/How-to-grow-echinacea-those-lazy-crazy-daisies-of-summer.html

Comentários

Mensagens populares