Alto Verão

Verbascum olympicum, Foeniculum, Echinops, Verbena bonariensis, Perovskia

Ficam algumas das delicias de Verão, de um Agosto que começou quente e atribulado no jardim: a vaga de calor foi rápida, mas intensa, levando à destruição de muitas florações em poucos dias. No entanto, muita coisa continua em flor agora que o Verão já vai alto e o sentimento de auge segura-se cada dia a uma nova planta. Mas há sempre as que confirmam o Verão ideal: pois as Echinaceas fizeram como se nada fosse e continuam frescas mesmo depois do calor intenso, as Echinops sempre com novas hastes florais prontas a abrir e a Perovskia promete não descansar até ao Outono. 

 Echinacea purpurea, Ageratina 'Chocolate'

Verbena bonariensis, Eryngium planum, Solidago

Verbascum olympicum, Echinops ritro, Perovskia, Sedum, Artemisia schmidtiana

Phlomis russeliana, Echinacea purpurea

Scabiosa atropurpurea, Stachys lanata

Echinops ritro e Foeniculum vulgare 'Purpureum'

Scabiosa e Cynara cardunculus

 Hemerocalis fluva

Achillea filipendulina, Echinops spaerocepahlus, Perovskia 'Blue Spire'

Allium spaerocephalon

Phlomis russeliana, Geranium 'Rozzane', Echinacea purpurea, Ageratina 'Chocolate'

 Frente do 'Summer Garden'

 Alcea rosea, Phlomis fruticosa e Nepeta tuberosa 

 Centaurea cyanus

 Phlomis tuberosa

Echinacea 'White Swan' / Geranium phaeum 'Album' / Eryngium planum

 Phlomis italica

Agosto de 2018

E as Phlomis continuam a sua aventura estival, transmutadas agora em longas espigas secas ou prestes a secar, mas ainda assim cheias de carácter e de significado textural. Olho-as sempre com alguma pena e elas fitam-me com o orgulho ferido, parecendo dizer "faz-se o que se pode..."

Não se esconde aqui que o Verão não é uma altura fácil para os jardins portugueses. É difícil, sobretudo para mim que tenho sido um jardineiro ausente, manter o jardim no seu melhor. As plantas ressentem-se do calor, a terra aquece e a canícula envia muitas plantas para uma espécie de dormência precoce. O Alto Estio é sempre uma época de equilíbrio difícil: de pináculo do ano podemos passar rapidamente a estação desfavorável. 

Comentários

  1. Respostas
    1. Indeed it is, I brought the seeds from The UK this year, and they keep flowering now for almost two months. I don't want to loose them, cause this color is really special..I must keep the seeds.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares