September blues

Verbascum olympicum, Sedum 'Matrona', Echinops ritro, Perovskia atriplicifolia, Euphobia charicias 

Setembro desafia os mais optimistas e os que insistem em ouvir apenas a musica do Verão. O decaimento é real e já resta pouco a que o Estio se possa agarrar. Inevitavelmente descemos no sentido decrescente do ano e isso mostra-se em cada recanto do jardim. Mas, razões existem para sorrir, pois não existe uma única estação em que um jardim bem planeado se mostre isento de interesse. Ainda há muito que ver e sentir no que ao jardim diz respeito, antes mesmo do Verão se esfumar por completo. No entanto, o jardineiro ausente regressado ao seu jardim suspenso, não deixa de sentir as angustias de mais um Verão prestes a extinguir-se: está presente a leve, mas clara, sensação de se ter perdido o melhor do ano fora do jardim. Aceita melhor um Verão que se esgota apenas quem o viveu em plenitude. 

 Sedum 'Purple Emperor'

 Parte da bordadura de Verão em Setembro

 Sedum, Echinops, Verbascum, Stachys, Euphorbia e Perovskia

Pennisetum alopecuroides e Sedum 'Herbstfreude'

 Setembro na summer border

Stachys lanata

 Pátio do jardim de Primavera

 Echinops ritro e Verbascum olympicum em primeiro plano

 Cyclamen hederifolium

 Área da colecção de Geranium 

 Geranium 'Rozzane' / G. phaeum Album / G. oxonianum 'Chocolate Strawberry'

 Anemone hupehensis

 Helleborus' Walk
 Sedum 'Matrona'

 Setembro de 2018

Contudo, a estação avança quer se queira ou não, e o pleno Verão já só no próximo ano. Habituais no jardim neste nostálgico Setembro, são os Sedum; Geranium; Pennisetum alopecuroides e Anemone hupehensis, aos quais se junta este ano, o magnifico Cyclamen hederifolium. Este Cyclamen, com origem em bosques da região mediterrânea oriental, tem a particularidade de apresentar a sua floração muito antes de se desenvolverem as folhas. O aparecimento das folhas nesta espécie geralmente só acontece perto do final do ano, enquanto que as flores são surpreendentemente precoces, podendo surgir logo no início de Agosto. 

Mas, sem duvida que são as Sedum que mais se destacam nas diversas secções do jardim, as suas hastes enchem-se de cor precisamente agora quando muitas das outra vivazes já passaram a sua melhor fase. As Sedum são plantas muito interessantes e fiáveis, embora não estejam isentas de problemas: é preciso dar-lhes alguma atenção durante o resto do ano, para que não falhem o show do final de Verão. Segundo a minha experiência, recomendo que não se deixem sob demasiada competição com outras plantas, detestam ficar à sombra de espécies mais altas. Há que esperar também que a planta construa uma boa coroa vegetativa, fazer um pinching das primeiras flores pode ajudar bastante a um desenvolvimento mais vigoroso nos anos seguintes. A razão principal porque alguns Sedum permanecem plantas raquíticas perde-se com o facto de lhes faltar água na altura crítica de crescimento, principalmente a partir de Maio até Julho. Se nesta altura por alguma razão o solo estiver demasiado seco, a planta pouco fará nesse ano, podendo mesmo chegar a morrer. Mas, por outro lado, se receber uma ou outra rega, a planta desenvolve bem e seguirá o seu ciclo vegetativo normal. Na altura em que entram em floração, as Sedum já se apresentam mais tolerantes às condições de secura que geralmente se verificam no final do Verão. 

Comentários

  1. I always think of Cyclamen as tender pot plants. I remember seeing them in windowboxes at a flat in Monaco. So much more impressive the Swiss 'pelargoniums', which are my garden plants in turn.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Diana, There are some tender species and other quite hardy. For instance, the Cyclamen hedrifolium is an hardy cyclamen that grows quite well in places with strong frost and you wouldn't often see it growing in pots. Others like C. coum and C. purpurascens are also commun hardy species grown in the open garden in temperate countries. The tender species are mostly grown around the mediterranian basin, where you would see it in pots in the Autumn and winter, or as temporary house plants in the North of Europe. They are mostly hybrids of C. persicum and tend to rot under very cold conditions, in Portugal they can grow and even naturalize in most of the country. But again, in areas with strong frost even in here, they can still rot, as it frequently happens in my garden.

      Eliminar
  2. Boas, realmente impressiona o Sedum Matrona pelo seu vigor, parece-me batante alto nessa foto, geralmente os sedum ficam relativamente baixos. Outra coisa que gostei foi desse Verbascum no meio do grupo, enquadra bastante bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Guilherme, o Sedum "Matrona" é excelente, tendo em atenção contudo que este tipo de Sedum precisa de mais água do que as pessoas pensam. Mesmo sendo apresentado como "tolerantes à secura", se estiverem demasiado expostos a condições secas, acabam por nao fazer nada de jeito no jardim.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares