O Verão possível


O jardim das rosas em Jullho

São sempre sentimentos ambíguos os que me trazem o Verão no que toca a jardins: se por um lado espero a melhor altura para muitas das vivazes, por outro, sei sempre que o calor há-de chegar e em grande. É com alguma relutância que me dou aos animos estivais - porque sei que a secura é real e o sol queima e extingue as florações. Por muito adaptadas que estejam, é inevitável o ressentir de grande parte das plantas com as altas temperaturas. Não podemos mentir, O verão não é , realmente, a melhor das estações para os jardins neste país. Uma certa nortada persistente que, embora afaste as temperaturas mais altas, causa estragos e potencia a seca. O calor é recorrente. Embora a canícula seja, muitas vezes até, o menor dos problemas - quem tem actividade de toupeiras no jardim, sabe bem que poucos canteiros vingam enquanto este pequeno mamífero está por perto e os estragos do calor não são nada por comparação. Mas, há que aceitar e ver o melhor em cada situação. As Centrantrus perdem também exuberância, mas o Verão não as detém: agarram-se à necessidade de permanecer em tons de festa, embora de forma mais contida. A maior alegria surge com a Thalictrum delavayi que irrompe em pequenas flores de grande formosura, elevando-se ao alto de forma quase etérea. vejo-as sempre como uma candeia de esperança enquanto a fase mais hostil do Verão não passa. 

Geranium 'Orion', Penstemon 'Raven', Centranthus ruber, Miscanthus e Achillea filipendulina 

               Bordadura de Verão

Geranium 'Chocolate Strawberry', Geranium 'Johnson's Blue', Lythrum salicaria

 Echinacea purpurea no spring garden

Jardim das rosas em Julho

Thalictrum 'Ewith's Double'

Jardim das rosas em Julho: Allium sphaerocephalon,Verbena officinalis, Penstemon 'Garrnet', Silene coronaria, Stachys lanata

Thalictrum delavayi
Eryngium 'Miss Willmott's Ghost'
Verbascum 'Banana Custard', Perovskia 'Blue Spire', Nassela, Sedum 'Matrona', Scabiosa atropurpurea, Echinops ritro


São mesmo só as melhores das vivazes que permanecem com interesse para além da segunda metade de Julho. O jardim torna-se tolhido por uma certa mágoa e resiste apenas mostrando a boa cara dessas plantas extraordinárias: uma delas é a Penstemon 'Garnet' que teima em não se extinguir - são muitas semanas em floração e assim continuará Outono adentro. Outra insubstituível é a Perovskia (pertencem  todas actualmente ao género Salvia), não me canso de apontar as muitas qualidades desta bela planta originaria da Rússia, mas a qualidade que mais se destaca é mesmo a longevidade de floração. Não deixa de ter interesse mesmo no período mais quente do ano, toda a gente devia ter pelo menos uma destas plantas no jardim para puxar pelo melhor do Verão.


Julho de 2020

Comentários

  1. Muito bonito, defacto em Agosto apenas aster e solidago entre outras passageiras nos acolhem e chegado setembro começamos a contar os segundos, para as florações outonais de crisântemos e rosas nos alegrar, fazendo já planos para a fase seguinte.

    ResponderEliminar
  2. Lindíssimo o seu jardim! Já andei a admirar os posts deste blog, desde que o descobri à bocado, e estou bem feliz por o ter descoberto! É o seu jardim pessoal? Pena que cá em portugal nao haja tanto a cultura de fazer jardins como há por exemplo a Inglaterra! Muito obrigado. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares