Jardim das Oliveiras.



Para quem há muito se afastou da igreja, dias como os que se aproximam perderam grande parte do seu significado. Quando era criança e ia à catequese, os dias da Pascoa estavam preenchidos por um sentimento especial. Fosse porque eram as férias, ou porque a primavera se instalava mais facilmente no meu coração de menino, certo era que esses dias eram vividos com a alegria pura de quem acreditava e tinha fé. Os textos da Bíblia falavam de um Jesus que renascia vencendo a morte, de um Jesus que sofrera tos os grandes males do mundo, de um Jesus profundamente atormentado, escolhido por Deus mas ainda assim abandonado para morrer como os Homens. A Bíblia contava e uma criança como eu era, acreditava.

Desse tempo límpido e cheio da luz da Primavera, segue-se a dúvida ou mesmo a morte. Mas entre eles ficou um jardim. Fui num jardim bíblico que Jesus soube que ia morrer. Foi num jardim que O pai abandonou o seu filho escolhido, à sua sorte. E assim a Bíblia completa mais uma vez a parábola da vida do Homem, deixado no jardim terrestre para sempre abandonado por Deus.
Foi num jardim em Jerusalém, plantado de oliveiras que a vida do Homem foi desenhada à luz dos Deuses. Para tal jardim ficou assim reservado um significado bem terreno. O Jardim das Oliveiras são as horas de inquietação vividas por todos nós na experiência da vida. Jesus nele experimentou o desolamento; ele representa os nossos momentos de dúvida: a condição humana vivida afinal por um Deus que crescendo, descobre que os jardins também podem ser lugares de desolação e duvida.

Comentários

  1. E que giro é ver um berloque dedicado aos jardins! E de uma forma muito especial!

    Então fico à espera que regresses!

    ResponderEliminar
  2. Ah, e tenho direito a algum prémio por ter sido o primeiro?

    ResponderEliminar
  3. Escreve tão bem! Não me vou esquecer do último parágrafo.

    ResponderEliminar
  4. fico muito confortado, com que o jardim das oliveiras, representa para mim, so de pensar, o quanto aquelas arvóres, resistem ao tempo, dando testemunho, do Senhor jesus,amem

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares