Primavera.

 Ontem regressei ao jardim Botânico de Colónia e já se respirava Primavera por todo o lado. Uma das primeiras diferenças que reparei em relação há duas semanas atrás foram os revaldos cheios desta pequena planta bolbosa, Chionodoxa luciliae que substitui agora grande parte dos Crocus que encontrei anteriormente. O resultado não é menos interessante, o azul das suas flores destaca-se no meio dos relvados.

Chionodoxa luciliae também a podemos encontrar abundantemente debaixo de árvores caducifólias, por todo o jardim. Tal como esta Anémona-dos-bosques, Anemone nemorosa também ela em destaque.

Aparentemente Anemone nemorosa, é uma planta abundante em jardins aqui na Alemanha. Cresce a partir de um rizomas subterrâneo no inicio da Primavera e começa a florir logo depois, sendo que a sua folhagem desaparece até meados do verão. É uma planta pouco conhecida em Portugal, acho eu.

Ao contrario das Primaveras (o género Primula), que essas sim são já uma planta habitual nos canteiros de flores sazonais por todo o país.

Sendo que até temos um representante na flora espontânea portuguesa, a Primula vulgaris, tal como a encontrei aqui no jardim (foto seguinte), pode ser encontrada de norte a sul do país sendo mais abundante na metade norte de Portugal, como se descreve no Dias com árvores .

 O Género Muscari é outro nosso conhecido, sendo nativo do Sul da Europa e foi também ele já apresentado no excelente Dias com árvores. Cá no jardim botânico encontrei poucos exemplares. 

Enquanto isso, o espetáculo dos crocus que rebentaram mais tarde continua e não resisti a mostrar mais umas fotos, desta vez junto com as primeiras árvores em flor. Julgo ser uma cerejeira de jardim.


























Comentários

Mensagens populares