Prímulas por divisão.


Este ano consegui seis novas plantas de Primula vulgaris (sin. P. acaulis) individuais por divisão de uma única planta adulta, que estava a começar a dar muito pouca flor. Dividi-a em Novembro e neste momento as pequenas plantas estão prontas para ser plantadas no jardim.

Não me canso de dizer que a Prímula é uma excelente planta de jardim, talvez a melhor da nossa flora autóctone, ainda por cima é muito fácil de cuidar e todos os anos na Primavera enche-se de flor, nunca falha! Ao contrario dos cultivares vendidos por todo o lado nesta altura do ano, que, embora muito coloridas, são geralmente tratadas como anuais e muito dificilmente voltam a florir um segundo ano.

As prímulas requerem apenas um solo relativamente fértil e alguma humidade. Devem ser plantadas numa zona de sombra, voltada a nascente ou mesmo a norte e dão-se especialmente bem debaixo da copa de árvores de folha caduca. Como se pode ver, não é preciso muito para termos de volta as típicas prímulas aos nossos jardins!

http://flora-on.pt/#/1primula

Comentários

  1. Gosto muito das Silver Lace.
    Trouxe uma de Inglaterra há 2 anos e perdi-a. Por cá não se encontram. Não percebo porquê!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, não sabia que era esse o nome dessa primula mas já a conhecia, na Alemanha é bastante comum. Gostava que houvesse mais variedades de primula à venda em Portugal, mas é como em tudo o resto relacionado com jardinagem, a oferta é muito limitada!

      Eliminar
  2. Encontrei num parque da cidade vários pés de primulas a florir nas margens de um ribeiro e até nas fendas de um muro. Chamaram-me a atenção, porque claramente nasceram sem serem "plantadas". Só recentemente é que descobri que são autóctones, o que acabou por ser uma surpresa muito agradável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Olinda, é verdade, é uma planta autóctone. Antigamente era muito usada em jardim, mas nos últimos anos passou de moda. Injustamente, pois é uma planta mto interessante! Ao estarmos a planta-la nos nossos jardim também estamos a contribuir para que não desapareça, visto já ser rara a sul do Tejo e na Região de Lisboa...
      Cumprimentos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares