Jardim de Primavera #1

Helleborus, Narcissus e Primula 
Helleborus x ballardiae "Merlin"

Helleborus foetidus, Crocus sp, Primula vulgaris, Iris foetidissima

Primula vulgaris e Crocus sp.
Viola odorata

Muscari armeniacum 

Maceira em flor, Malus domestica 

O meu jardim de Primavera fica nas traseiras de um velho celeiro e está virado a nascente, sendo apenas exposto à luz solar até ao meio dia. Alem disso, fica protegido por algumas árvores de fruto, como uma cerejeira e uma nespereira. É nesta parte do jardim que tenho algumas das plantas mais sensíveis, como é o caso dos Heleborus ou das prímulas, plantas que se dão bem na sombra ou meia-sombra. Destaco algumas:
  • Helleborus x ballardiae "Merlin", é um híbrido estéril pertencente à Gold Collection (HGC), as flores começam por ser de cor marfim, passando a um tom rosado, que escurece à medida que amadurecem, ficando por fim de cor bordeaux escuro.  A beleza desta planta fala por si, mas é apenas o primeiro ano que a tenho, por isso ainda não posso dar qualquer conselho sobre o seu cultivo.
  • Iris foetidissima, é uma planta autóctone muito útil nas zonas de sombra do jardim. Fornece estrutura e forma um excelente pano de fundo para as outras plantas. Alem disso, dá uma bela flor no inicio do Verão, e mais tarde belas bagas vermelhas...
  • Viola odorata, é um clássico de jardim em Portugal e prefere também a sombra e os locais algo húmidos. As flores são pequenas mas belas e com um perfume característico, é tambem uma excelente planta de cobertura para zonas de sombra. 
  • Primula vulgaris, as imagens falam por si em relação a esta planta, nenhum jardim de primavera ficaria completo sem algumas prímulas. Talvez seja uma das nossas plantas autóctones mais ornamentais.
  • Muscari armeniacum, pertence à família Asparagaceae e não é propriamente uma planta de sombra, mas está em flor no meu jardim e decidi incluir neste post. As suas pequenas flores azuis formam um excelente contraste com o amarelo dos narcisos. Requer um solo bem drenado e solto.
http://www.plantdelights.com/Article/Hellebore-Lenten-Rose/Hellebores/Christmas-Rose/

Comentários

  1. parabéns pelo jardim Jaime. :) Olha onde conseguiste os Muscari? Eu queria desses para combinar com narcisos agora na primavera mas não encontrei no Lidl no Outono. Tive que me contentar com os Hyacinthus 'Delft's Blue' (os quais não recomendo a menos que seja para vaso ou se queira estar a estacar as plantas...). Umas que recomendo vivamente plantar são as anemone mediterrânicas (Anemone blanda e Anemone coronaria).

    abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro. Estes Muscari deram-me só uns quantos bolbos, mas eu tinha ideia de os ter visto no Lidl à venda, mas posso estar enganado...em Setembo quero ver se arranjo mais, na casa das sementes aí no Porto deve haver também. Anemone blanda e coronaria pensei que não se iam dar cá, na verdade nem sabia que tinham origem mediterânea :) As coronarias ainda se podem plantar agora, tenho ideia... Conheces Tulipa clussiana? Conheço uma senhora que as tem numa horta comunitaria aqui em Lisboa, achei um espetaculo, pelos visto é uma espécie própria para o nosso clima e volta ano após ano..

      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares