Início de Primavera no meu jardim

Vista do jardim no inicio de Março
Março marca o início da Primavera no meu jardim. O mês arranca sempre com uma expulsão de cor, este ano um pouco em continuação do que foi Fevereiro, devido ao tempo ameno está tudo cerca de duas semanas adiantado, sobretudo os narcisos que começaram logo no início do mês anterior. As chuvas e a falta de gelo trouxeram crescimento vegetativo intenso, mas se por um lado temos texturas interessantes, por outro as folhagens bloqueiam o acesso à luz por parte de alguns bolbos mais frágeis, como os crocus. É preciso desbastar folhagens em volta destas pequenas relíquias, senão não chegam sequer a florir. As geadas normais de outros anos, este ano praticamente não existiram e as folhas das plantas vivazes estiveram em crescimento continuo desde as podas de Outono. Para alem dos narcisos, destacam-se em Março os Helleborus,  mas também LeucojumPrimula e Euphorbia. O melhor mesmo é dar uma volta pelo jardim...

Helleborus "Prety Ellen"Narcissus "Tete-a-tete"Helleborus x Ballardiae"Merlin"
Narcissus "Dutch master"/  N. "Ice Follies" / N. "Tete-a-tete" com Stipa e  Cynara 
Helleborus "Pretty Ellen"
Leucojun aestivum, Narcissus, Carex, Festuca
Aquilegia, Achillea, Stachys, Stipa, Euphorbia
Crocus sp. / Leucojum aestivum / Muscari armeniacum
Helleborus niger / Primula acaulis
Euphorbia characias wulfenii plena floração no jardim
Caminho central e vivazes / Euphorbia characias
Vista principal do jardim sobre os canteiros.
De uma forma geral devemo-nos fazer valer de plantas que crescem bem no solo e clima que temos, isso é valido também para bolbos e vivazes de Primavera. As plantas que apresento aqui são todas boas plantas para um jardim nas nossas latitudes. Muitas outras são possíveis, mas estas são as que eu cultivo com algum sucesso e por isso dão garantias de crescerem em qualquer jardim.  Deixo algumas considerações sobre as plantas: 

Hellebrus x hybridus. num clima como o de Portugal os Helleborus devem ser cultivados como planta de sombra, para evitar sol directo nos três meses mais quentes. Garantindo isto, não devem levantar mais problemas. Dão-se perfeitamente bem no nosso país. Preferem solos ricos, com boa drenagem e fresco, de pH alcalino ou neutro. Quando plantar Helleborus deve-se ter atenção em melhorar o solo com alguma matéria orgânica, mas muitas vezes usa-se terra demasiado ácida, por isso deve ser mantida uma proporção de uma parte de composto de compra, para duas partes de terra vulgar de jardim. Pode-se também misturar um pouco de brita de origem calcária para subir o pH para o lado alcalino.  

Leucojum aestivum, conhecido como floco-de-neve, é um pequeno bolbo da mesma família dos narcisos e é nativo da Europa Central até ao médio Oriente. Devem ser tratados basicamente como os narcisos, qualquer solo com boa drenagem e relativamente rico serve para o cultivo destas plantas. São fáceis de manter e aumentam de numero com o tempo.  Estes bolbos foram-me oferecidos pelo José Júlio do Pedras Plantas e Companhia, vieram portanto do Algarve, ou seja garantidamente florescem num clima mais quente. 

Euphorbia characias, são plantas autóctones que de forma alguma devem ficar de fora de um jardim português. Estas plantas preferem solos calcários mas crescem em vários tipos de solo e são bastante fáceis de cultivar. Florescem nesta altura do ano, sendo as suas brácteas bastante interessantes, de um cor verde eléctrico. Têm também interesse durante o resto do ano, introduzindo mudanças de textura.

Comentários

  1. Gostei muito de ver o seu jardim e das informações disponibilizadas. Muito obrigada, boa jardinagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado :) Espero que continue a gostar no futuro. Pode acompanhar aqui a forma como se vai desenvolvendo o meu jardim e também vários outros sítios por onde vou passando. De vez em quando também posto conselhos sobre plantas. Um Abraço.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares