Helleborus em Kew Gardens

Helleborus x orientalis e Scilla siberica no jardim de bosque

Helleborus atrorubens no "rock garden"

Helleborus bocconei ssp. siculus

Helleborus x hybridus no jardim de bosque

Helleborus argutifolius

Helleborus multifidus

Helleborus foetidus, erva-besteira 

Helleborus vesicarius

Helleborus x hybridus em kew gardens


A primeira vez que vi um
 Helleborus foi numa publicação em fascículos coleccionáveis sobre plantas de interior e flores de corte que vinham com o JN na edição de domingo, isto há muitos anos, era eu adolescente ainda. Lembro-me de ficar intrigado com a aparência daquela flor, alguma coisa naquele formato era-me bastante estranho e ao mesmo tempo chamava à atenção. Recordo de logo na altura achar que nunca tinha visto algo semelhante e de assumir que não seria possível o cultivo desta planta em Portugal.   

O contacto seguinte com a Helleborus foi já na faculdade, durante as aulas de Biologia Vegetal. Lembro-me de existir uma estampa da nativa Helleborus foetidus nas projecções das aulas, enquadrada nas classificações das famílias. Mas, em nada a bela imagem da H. foetidus me fez reportar àquela planta que tinha visto no JN e foi só quando visitei há uns anos atrás o Jardim Botânico de Colónia na Alemanha que finalmente houve um nome para dar à bela planta do meu passado: era uma Helleborus também! Mais precisamente um híbrido de Helleborus orientalis.  

Estavam ali à minha frente, de imediato vieram à memoria as folhas do JN e da sua edição de Flores de Corte, eram aquelas mesmas flores que durante anos me tinham intrigado e das quais nem sabia o nome. E muito perto destas, um belo exemplar de H. foetidus. Como era possível que nunca tivesse relacionado as duas espécies antes? Sempre achei que tinha uma certa intuição para associar plantas da mesma família. 

A razão pode ter resposta nos meus limitados conhecimentos de sistemática, mas acho que a botânica particular deste Género ajudou na minha confusão. Enquanto que as H. foetidus são uma espécie caulescente, isto é, as folhas crescem a partir de um caule, a H. orientalis pertence ao grupo acaulescente, em que as folhas têm crescimento basal a partir do rizoma. Mas, penso que terá sido a própria flor a causar maior confusão: na H. foetidos as flores têm forma de uma pequena taça invertida, sendo as sépalas de cor verde-lima e nada têm a ver com a dos híbridos de H. orientais. Nestes as flores chegam a parecer uma rosa singela, tal a modificação das suas sépalas no sentido daquilo que conhecemos como verdadeiras pétalas. Aliás, o nome destas plantas nos países onde são comuns, é "rosa do Natal" ou "rosa da Quaresma", dando ideia de flores atraentes e vistosas, ao contrario da H. foetidos para a qual estavam reservados nomes comuns bem menos lisonjeadores.  

O meu encantamento pela Helleborus, embora venha de longe, não se esgotou com o tempo, pelo contrario, é das plantas que mais prazer me dá cultivar no jardim e é sempre com algum espanto que as vejo despertar no início do Inverno. As suas hastes florais desdobram-se gordas à superfície da terra e prometem cedo o espectáculo que lá para Fevereiro estará em pleno. Toda a planta é atraente mas, é o habito ligeiramente pendente da haste floral, encimada pelas brácteas folhosas que o tornam tão especial e que a mim tanto me cativaram. É realmente fascinante ter a oportunidade de as cultivar no meu jardim.   

Mas, nem sempre foi assim. Ainda antes de ter uma destas plantas já acreditava que não se podiam cultivar em solo português, alguns exemplos vieram mostrar o contrario e aos poucos o mito de planta difícil foi desaparecendo. A prova final veio a partir do momento em que as comecei a cultivar e logo com resultados muito encorajadores desde o primeiro ano. Ali estavam elas a florir à minha frente, mas desta vez no meu próprio jardim! Quantos anos depois daquela primeira foto no JN? Não faço ideia, mas muitos mesmo.  

Os híbridos que tenho são o comum "Pretty Ellen", híbridos do H. orientalis, cujo tipo selvagem tem uma flor verde mais simples e do qual se têm vindo a obter uma vasta variedade de cores e formas.  Mas, quem gosta disto das plantas, quer sempre ir às origens e foi com essas intenção que me desloquei a Kew: queria ver o mais possível das espécies de Helleborus. E lá estavam algumas, cada uma com o seu encantamento próprio: quer fosse pelas flores verdes com sépalas desenvolvidas, quer pelo habito acaulescente e com as flores surgindo do solo. Este tipo de haste floral remete para uma certa resiliência e rusticidade. Lembram os sítios de onde são autóctones, como os bosque de montanha; as orlas de florestas antigas e de alguma forma prendem a minha imaginação nesses mesmos sítios. Sítios nada longínquos até: quase todas as espécies são europeias e apenas uma asiática. Algumas são transalpinas, outras dos Balcãs, outras centro europeias, da Europa Ocidental ou até ibéricas. E nesta lotaria das espécies apenas nos calhou a Helleborus foetidus

Das espécies representadas em Kew, destaco H. atrorubens da Croácia e Eslovénia; H. bocconei do sul de Itália, têm as inflorescências verdes e folhas bastante lanceoladas, acaulescente. H. multifidus, dos Balcãs, cujo restritivo específico refere-se às folhas bastante recortadas, que chegam a lembrar uma pequena palmeira. H. versicarius é parecido com H. foetidus mas, a sua distribuição é bastante afastada geograficamente, restringindo-se ao Este da Turquia e Norte da Síria. H. argutifolius, mais uma espécie  mediterrânica, nativa das montanhas da Córsega e Sicília. É caulescente e é também a espécie de maior dimensão de todos os Helleborus. A H. Argutifolius tem um porte elegante e é amplamente usado em jardins.  


Podem aparecer na Europa meridional até à Central e depois para a Síria e China, onde está representado pela H. tibetanus. Mas, todos os Helleborus têm com uma coisa em comum: a preferência por um solo alcalino, quase sempre ligados a maciços calcários. No jardim botânico de Kew quase todos podem ser vistos na zona do "rock garden". 


http://www.helleborus.de/en/things-to-know/distribution/
http://flora-on.pt/#/1Helleborus
https://carolynsshadegardens.com/tag/helleborus-multifidus-subsp-hercegovinus/

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares