Plantas "Alpinas"

 Tina de alpinas

Tulipa 'Little beauty' e Ranunculus ficaria 'Brazen Hussy'

Viola labradorica

 Ipheion uniflorum 'Wisley Blue', Sedum album, Erodium
                                     
Crocus, Sedum, Ipheion

Desnível das rochas, com  Crocus, N. bulbocodium obesus, Ipheion

Crocus tommasinianus

Crocus, Viola, Tulipa, Sedum 

Tulipa 'Little Beauty' e Muscari neglectum

Sempre tive uma grande admiração pelos jardins de alpinas que se vê pelo Reino Unido, Alemanha ou Republica Checa, e para já esta é a minha primeira abordagem a esse tipo de jardins. Os recipientes de pedra são uma boa alternativa para quem não pode de outra forma reproduzir as condições necessárias para estas plantas prosperarem. Os que vêem aqui são simples recipientes outrora usados no dia a dia de um passado recente: um é de cimento com armação em ferro e já foi usado como tanque, o outro é de pedra esculpida e já foi pia para alimentar animais, tendo à volta de 100 anos. Os dois formam agora as minhas primeiras tinas de alpinas e são parte do primeiro projecto de cultivo de alpinas no meu jardim.

"Alpinas" é um termo genérico para plantas que têm proveniência não só nos Alpes, mas em toda e qualquer cadeia montanhosa, em altitude e geralmente acima da linha de crescimento das árvores. Mas, o conceito de "alpinas" é mais abrangente e inclui actualmente também plantas com proveniência em  ravinas marinhas ou outras escarpas de formações rochosa mais continentais e de altitude mais baixa.  


Comentários

  1. Those tulips are gorgeous. So many precious little gems.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. They are indeed precious Diana, I might get some more alpines soon, because these are rather beautiful and they make really good plants to grow in containers.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares