Início de Janeiro no Jardim

Helleborus x balardiae
O Inverno a sério começa sempre em Janeiro mas, por vezes é Novembro que abre a porta às temperaturas baixas no jardim, coisa que este ano não aconteceu. Tivemos mesmo que esperar até Janeiro para ter os primeiros valores negativos e as primeiras geadas consistentes, ainda assim este está a ser um ano tendencialmente ameno. 

Muitas das plantas que tenho apreciam o frio, algumas crescem bem melhor com o frio, é o caso notório das Helleborus cujas as hastes florais respondem ao tempo frio com um melhor crescimento e uma melhor dinâmica geral da planta. Mas, também algumas bolbosas convém estarem sujeitas ao frio para efectuarem uma dormência correcta e sobretudo para não despertarem dela em alturas indesejadas. Por vezes, acontece no nosso clima termos bolbos fora de tempo, geralmente florindo precocemente e isso tantas vezes estraga-nos os planos das combinações de flores que programamos. Também algumas árvores fruteiras necessitam de horas de frio durante esta altura do ano para se obterem os melhores resultados durante a frutificação. É então bom de ver que o frio faz falta no jardim e um Janeiro com temperaturas baixas é bastante desejável. Estamos no tempo do frio, há também que o saber apreciar! 

 Cyclamen coum

Primeiro dos Galanthus elwesii

Primeira haste do  Helleborus x hybridus 'Harvington Shades of Night'

Helleborus x ballardiae e Euphorbia martinii

 Janeiro no spring garden


E o Inverno começa, como sempre, por revelar pequenas gemas, pequenos sinais floridos da evolução para a estação mais favorável e dentro destes os pequenos bolbos são sempre das que mais expectativa geram em mim. É pois o caso da Cyclamen coum, um pequeno cormo da família primulácea que eu adoro e que tem origem na zona do Mar Negro até ao sul da Turquia, com tendência a viver em zonas de clima mais temperado do que mediterrâneo. É uma planta lindíssima, que fica bem em qualquer jardim de Primavera e que se vê geralmente acompanhado pelas belas Galanthus nivalis. Este ano as minhas G. nivalis ainda não decidiram aparecer, mas estou a cultivar pela primeira vez a Galanthus elwesii e essa sim já começou a surgir da terra, mostrando a sua bela flor ao sol de Janeiro. A Galanthus elwesii supostamente adapta-se melhor a condições mediterrâneas do que outras espécies mais meridionais, como a G. nivalis, têm distribuição natural na Grécia e partes da Turquia e por isso mesmo parece conviver melhor com a secura de um verão mais longo. No entanto eu não estou disposto a testar os limites desta planta, pois sei que mesmo na Grécia ela vive em florestas caducifolias, com muita matéria orgânica disponível no solo e também em zonas frescas e com alguma altitude, por isso há que ter em mente este tipo de habitat e de alguma forma tentar reproduzir essas condições em cultivo. 

Mas, o que seria o Inverno sem os Helleborus? Esta é a altura deles e aparecem todos os dias novas hastes de flor a despontar. Para já, foi como sempre o H. x ballardiae que decidiu abrir o show, mostrando as suas flores rosadas e frescas. E que bem que ficam na companhia da bela Euphobia martinii, cujos caules têm uma cor semelhante aos deste helebóro. Quase em simultâneo acabou por florir também um dos meus H. x hybridus preferido, o "Shades of Night" cujas flores escuras são sempre uma surpresa. Assim, aos poucos, a "Helleborus' walk" volta à vida e ao seu propósito maior, que é o de fazer brilhar a minha colecção de Helleborus, valorizando cada espécie ou cultivar destas interessantes plantas. 

Comentários

  1. Em stembro vi sacos de galanthus à venda no supermercado aldi, ainda estive para comprar mas achei que eles nao se iam dar no meu solo. Da proxima vez vou tentar porque sempre adorei as imagens de snowdrops em Inglaterra!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola. Supostamente esses Galanthus secos não são grande compra porque muitos nao vingam. Este género de plantas não gosta de desidratar e os que são vendidos em sacos nos supermercados, ao contrario de outros bolbos, acabam mesmo por não se desenvolverem bem, muitos já estão mortos quando são comprados. O mais aconselhado é comprar fresco, ainda verdes, no final da época de floração. Vêm com as folhas ainda e devem ser plantados assim mesmo numa zona fresca do jardim. Ou então comprar no outono de um bom vendedor internacional, responsável e que envie os bolbos acabados de levantar da terra: assim ainda estão vivos e nao ficam semanas a fio a secar ao ar, precisamente o que eles detestam.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares