Crocus.






Finalmente a Primavera chegou a Colónia! Na ultima semana o tempo tem estado de sol, bastante forte até e hoje chegou aos 15 graus em algumas zonas da cidade. Foi a primeira vez que vi sol a serio em quase 3 meses! Quem adorou este tempo foram os Crocus,  finalmente consegui vê-los abertos e também notei que parecem haver pelo menos duas espécies diferentes: uma com flores de cor lilás-pálido consideravelmente mais pequenas e outra de flores maiores e mais robustas que rebentaram cerca de duas semanas mais tarde que os primeiros. Ambas as espécies naturalizaram nos relvados aqui existentes, e todos juntos formam um espetáculo de cor muito interessante. No próximo Outono vou comprar alguns destes bolbos, alguém sabe se eles chegam a naturalizar em Portugal? Deviam, pois são um género originário da região Mediterrânea.

Comentários

  1. Segundo a flora digital de Portugal existem duas espécies nativas: http://aguiar.hvr.utad.pt/pt/herbario/cons_reg_esp.asp?especie=Crocus&Submit2=Pesquisar

    ResponderEliminar
  2. E voltei cá mais uma vez: achei que talvez gostasse de conhecer este site: http://www.thealpinehouse.fsnet.co.uk/crocus%20pages/

    ResponderEliminar
  3. Muito Obrigado Teresa, pelos Links. O Crocus é uma planta mto interesante, é pena que não seja mais usada nos nossos jardins e sobretudo em jardins públicos. Não sabia que os britânicos tinham um Grupo/sociedade apenas dedicada ao género Crocus, tenho que ver então o que dizem eles sobre as duas espécies que temos em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Belíssimos jardins, com uma das minhas espécies preferidas no domínio das bolbosas e muito fácil de cultivar.

    ResponderEliminar
  5. Boa Tarde,

    Comento para informar que a base de dados da Flora Digital de Portugal, gerida pelo Jardim Botânico da UTAD encontra-se agora em http://jb.utad.pt com bastante novidades e novas funcionalidades.
    Podem também seguir no facebook em http://facebook.com/utadjb

    Obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares