Cynara cardunculus var. scolymus

Cynara cardunculus var. scolymus
Esta é uma planta que há muito desejava ter, e graças à Natália  hoje tenho uma pequena plantação de alcachofras!  Foram plantadas por semente e em três meses atingiram o tamanho que se pode ver nas fotos! É claro que é cultivada sobretudo pela sua inflorescência comestível, mas eu acho-a também uma planta extremamente ornamental. 

No primeiro ano não dá flor, e se der deverá ser arrancada, sendo que só no segundo ano poderá ser obtida uma produção razoável de alcachofras. A propagação é feita por sementes, ou de forma mais efectiva, por rebentos laterais que surgem na base da planta. Estas estacas vão dar uma planta mais vigorosa e muito mais produtiva.  

Embora seja cultivada na Europa desde tempos imemoriais,  a sua origem não é completamente certa, mas existem indícios de populações em estado selvagem no norte de África.

Fico a aguardar a minha produção de alcachofra!

Comentários

  1. Grato pela visita ao meu espaço.
    A natureza é bela, saibamos respeitá-la e retirar dela tudo de bom que ela nos proporciona.
    Pasarei a visitá-lo sempre que se proporcione e o tempo me deixe. Um abraço de amizade.
    João

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares