segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Plant of the Year Award 2016

Echinops ritro, Achillea filipebdulina, Miscanthus e Phlomis tuberosa
Echinops ritro com outras vivazes no Verão
Echinops ritro com Scabiosa atropurpurea
Decidi dar o prémio para a planta do ano no meu jardim durante 2016. Esta não foi uma escolha difícil, a escolha recaiu sobre uma das minhas melhores aquisições dos últimos anos a Echinops ritro. É uma planta na qual uma boa parte dos meus esquemas assentam e na qual confio para manter o interesse, mesmo para alem dos meses tradicionais de floração. Ela continua em flor bem depois do Verão, prolongando-se mesmo até às primeiras geadas. Ainda há 2 semanas atrás tinha Echinops em flor no jardim. 

As Echinops ritro no meu jardim não são plantas exigentes. Não requerem muitas regas e não exigem solo especialmente rico. Pelo contrario, elas estão quase todas nas zonas mais expostas do meu jardim e no Verão não se parecem importar nada com a secura. Na verdade, parece florir melhor em solos relativamente pobres e com rega apenas ocasional. Gostam de ter uma boa drenagem, não suportam solos demasiado densos.  

É fácil começar as Echinops no jardim, aconselho a fazê-lo  por divisão da raiz da planta mãe. É a maneira mais fácil de ter uma planta a dar flor em menos de um ano. 

Para quem gosta dos azuis metálicos, e para quem gosta de dar um ar naturalista ao jardim num clima como o de Portugal, a Echinops ritro e os seus cultivares são sempre plantas a considerar, dada a facilidade com que se adaptam e beleza das suas flores.   

2 comentários:

  1. I love the blue of thistle next to the yellow of the achillea. :-)

    Jackie at Casa Azul

    ResponderEliminar
  2. that silvery metallic blue is one of my favourites

    ResponderEliminar