O Jardim no Final de Abril

 O spring garden no final de Abril
O jardim despede-se de Abril olhando já em frente em direcção ao Maio que se segue. Mas, antes da despedida enfeita-se de Aquilegia; Geranium; Euphorbia; Thalictrum e Centranthus. A Natureza generosa do final de Abril gera sempre nesta terra algumas das delicias terrenas mais capazes de animar o espírito daqueles que delas souberem provar. Pois é quando o mês de Abril se dilui para o Maio, que a Primavera ganha a força da seiva renovada e se faz tecer em cada rebento, agora já folha, haste ou mesmo ramo de terna beleza. 

Geranium x oxonianum, Geranium albanum, Digitalis, Campanula poschaskyana, Thalictrum, Aquilegia

Aquilegia chrysantha, Iris x hollandica

Canteiro transversal no Spring garden

Aquilegia 'Leprechaun gold'. e Geranium phaeum

Tiarella cordifolia, Heuchera 'Marmelade' e Fritillaria meleagris 

Aquilegia, Stachys, Lilium, Achillea, Cotinus, Centranthus

Cistus x skanbergii

Aquilegia chrysantha e Thalicthrum 'Black Stockings'
                                                                                     
Iris xiphium var. lusitanica

Iris xiphium var. lusitanica 

Geranium phaeum 'Samobor'

Helleborus' walk

Disporum 'Night Heron'

O White garden

Centranthus ruber

Convallaria majalis

Heuchera 'Plum Pudding'

Heuchera 'Marmelade'

Spring garden

Epimedium x versicolor 'Sulphureum' / Lamium 'Beacon Silver'

Convallaria majalis e Epimedium 'Niveum'

O Jardim Branco

Helleborus, Heuchera, Tiarella

Aquillegia, Stachys, Geranium, Salvia, Origanum, Phlomis, Achillea, Nepeta

Fritillaria meleagris

Fritillaria meleagris, Brunnera macrophyla, Heuchera 'Marmelade'

Aquillegia alpina

Stachys lanata, Verbacum olympicum, Euphorbia characias, Foeniculum vulgare purpureum, Echinops ritro

Thalictrum 'Black Stocking', Aquilegia chrysantha e Digitalis purpurea

Euphorbia characias 

O Spring Garden, final de Abril 2018


De todas as plantas que marcam esta altura do ano é à Aquilegia que reservo sempre alguma atenção. Planta de peculiar beleza, revela nas suas flores uma curiosa adaptação a diversos tipos de polinizadores. As peças florais da corola são modificadas em forma de esporas na sua porção posterior. Estas esporas de néctar, são tão características deste género que basicamente deram origem ao nome Aquilegia, e nas variedades em cultivo podem ser ainda mais exuberantes. Todos os anos quando aparecem as aquilégias fico a pensar que deveria ter muito mais espécies e cultivares, mas no entanto acabo sempre por não o fazer. Imperdoável, pois acredito mesmo que a Aquilegia é das plantas mais interessantes no jardim nesta altura em que a Primavera já vai avançada e lentamente passamos às florações de Verão. 

Nova aquisição para o jardim foram uma serie de Epimedium, planta da família Berberidaceae, que inclui nos seus membros o comum arbusto Berberis. Os Epimedium São plantas de bosque, indicadas para sombra seca e que por isso têm vindo a ganhar bastante destaque nas ultimas décadas. Parte do seu interesse advém do facto de fazerem um bom trabalho como plantas de cobertura em áreas sombrias, com tendência a secar. As suas folhas em forma de coração, são parte importante do seu sucesso e quase tão valorizada quanto as suas flores, que em algumas variedades recentemente introduzidas são verdadeiramente exuberantes, noutras variedades essas flores são bem mais simples e até mesmo negligenciáveis como em algumas espécies.  Uma das Epimedium que tenho é o E. 'Niveum', variedade de pequenas dimensões, mas bastante charmosa e que neste Abril se tornou rapidamente a estrela do jardim de Primavera com as suas flores imaculadas acenando por cima de uma delicada folhagem primaveril. 

Eu guardo a memoria de todos os meses do ano da mesma forma, mas olhando para trás, de entre todos, é sempre de Abril que mais sinto falta. ❤


Comentários

  1. Your garden is looking magnificent!
    So rewarding for all the thoughtful input.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares