O meu Top-10 de vivazes!

Primula Vulgaris / Aquilegia alpina
Este é o meu top 10 de plantas vivazes. Na realidade não se trata de escolher a melhor, não as classifiquei de 1 a 10, sendo a 1 a melhor, mas antes seleccionei 10 plantas que cresceram bem no meu jardim o ano passado (época de 2012, embora as fotos não sejam do meu jardim) e com as condições que temos no jardim. A série começa na Primavera e acaba mais para o fim do Verão/inicio do Outono com as anémonas híbridas. Só com estas 10 plantas já seria possível ter um jardim interessante!
1. Primula vulgaris. Já falei muito nesta planta, continuo a dizer de que se trata de uma excelente planta com inúmeras vantagens para áreas de sombra. Floresce profusamente e trata-se de umas das primeiras do ano a dar flor. Precisa de um solo fértil e fresco, mas até suporta alguma seca, desde que esteja na sombra.Devem dividir-se os conjuntos de plantas ao fim de alguns anos, para que continue a dar flor. 
2. Aquielegia alpina, escolhi esta, mas podia ser qualquer outra aquilegia, todas elas se deram muito bem, mas este azul da alpina é especial. Precisa de muito boa drenagem senão apodrece no Inverno. De preferência meia sombra e solo fresco, mas suporta alguma seca durante um período não muito longo. Propaga-se com muita facilidade por semente.

Iris hollandica / Hemerocallis "Rajah"























3. Iris hollandica, seria injusto não incluir este Íris já que em Abril, e durante duas semanas é a estrela do jardim. É muito fácil de se estabelecer e forma rapidamente um conjunto interessante, convém no entanto plantar os bolbos no em grupos de 5 a 7 unidades, já que isto favorece a floração. Para já é o melhor dos meus Íris, e tenho-o em vários pontos do jardim. 
4. Hemerocallis "Rajah", é um verdadeiro espectáculo,  em flor durante mais de um mês e com flores lindíssimas,  em que cada dia floresce uma nova. Convém cortar as flores que todos os dias murcham, pois estimula a floração por mais tempo. Gosta de sol ou meia sombra, com solo algo fértil.  Sensível no entanto aos caracóis e lesmas que podem fazer grandes estragos. Suporta bem os meses mais quentes.

Stachys lanataLavandula sp.























5. Stachys lanata, é uma daquelas plantas que é imperativo ter. É uma excelente planta de cobertura, cultivada sobretudo pela sua folhagem de cor prateada e sedosa , as inflorescências são também interessantes, marcando uma interessante textura. Deve ser cortada varias vezes no inicio da época estimulando assim uma floração mais tardia e uma planta mais robusta e com mais hastes. Pode ser bastante invasiva para outras plantas, tomando todo um canteiro com facilidade, por isso há que a manter sob vigilância e cortar de vez em quando.
6. Lanvandula sp. é uma crime não haver mais destas plantas nos jardins portugueses, as suas flores perfumadas são um estimulo para os sentidos e além disso atraem abelhas e outros insectos polinizadores, aumentado a produção de frutos no jardim. As alfazemas têm que imperativamente ser podadas no final de cada Verão, de preferência até duas vezes por ano: depois da floração e no inicio do Outono. Se não for podada torna-se rapidamente uma planta velha e sem interesse.

                                                                                                                                         Achillea filipendulina / Eryngium planum

























7.Achilea filipendulina, é a melhor das aquileas na minha opinião, no meu jardim crescem de forma perfeita, adoro as inflorescências que acrescentam uma textura extra aos canteiros. São excelentes juntamente com gramíneas como as Stipas, ou com outras plantas também com um porte alto, especialmente as de floração azul como os Eryngium ou Perovskya. Há que as manter sob controlo, rapidamente se tornam invasivas.
8.Eryngium planum, foi uma surpresa e uma descoberta esta planta no ultimo ano. Atingiu logo um porte interessante com uma floração profusa. As suas flores de um azul metálico atraem imensas abelhas e outros insectos. O contraste que faz com as equináceas é já um clássico que vale a plena tentar!

                                                                                                                                     Echinacea purpurea  / Anemona X japonica



9. Equinacea purpurea, esta foi a estrela do meu jardim o ano passado, toda a gente que foi lá a casa perguntava que planta era? Considero bastante fácil de cultivar, desde que se tenha um solo relativamente fértil  e se tenha atenção às regas nos dias mais quentes do Verão. As flores são lindíssimas, e formam uma espécie de pinha quando começam a produzir as sementes. Devem ser retiradas as flores antes de produzirem semente no primeiro ano, pois isso levara a que a planta leve menos tempo a se estabelecer.
10. Anemona X Japonica. Uma lindíssima planta que logo no primeiro ano deu flor, e são plantas realmente únicas. As próprias folhas em forma de parra de uva são por si só interessantes. Florescem no final do Verão até ao inicio do Outono. É talvez a planta mais exigente de todas que apresentei, quer em termos de solo, quer em humidade disponível. Necessita um solo rico em matéria orgânica, de preferência fresco e há que ter atenção às regas sobretudo antes da planta se ter estabelecido completamente, depois disso resiste melhor a pequenos períodos de seca. vale a pena tentar!

Comentários

  1. Embora seja difícil estabelecer o meu top tem, estas são todos lindíssimas e merecem sempre um lugar de destaque em qualquer jardim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil sim Américo, mas como tenho poucas plantas ainda, torna-se mais fácil...alem disso escolhi aquelas que me podem dar um esquema de plantação mais contemporâneo, próximo das tendências mais actuais...embora ainda as esteja a experimentar e a tentar perceber como se dão aqui no jardim. Algumas destas plantas ainda são muito pouco usadas em jardins em Portugal.
      Abraço!

      Eliminar
  2. Gostei muito desta escolha. Tenho algumas e outras não me importava de ter. Cultivas de semente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Zé, estas especificamente não foram por semente, foram quase todas ou compradas ou oferecidas já a ponto de serem plantadas, em hastes ou raízes... se quiseres algum destas consigo te arranjar;)

      Eliminar
  3. Esqueci de dizer que as minhas favoritas são as Aquilegias! :-)

    ResponderEliminar
  4. Great photos again today. I have all of them (or a close form of them) in the garden except #1. I like that too. They are all hardy here with little care - my kind of flower! Here at the lake they seem to do very well.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jack you have amazing plants!! This is nothing compared:) You should try Primula vulgaris, I just don´t know if it is suitable for your hardiness zone since you have extream cold, and my garden is in zone 9. But it is a pan European plant, it copes with very diferent kind of weather, it only does not suport very dry conditions and heat.

      Eliminar
  5. Adorei todas, gosto mesmo mto da anémona japónica ou hupehensis, tb tenho. mas tens razão podem não ser fáceis no inicio o melhor é comprar uma planta já adulta. Ou então plantar a raiz fibrosa no inicio em vaso e depois quando estiver uma planta já razoável, aí sim transpor para o chão. A equinacea tb plantei por semente, mas até agora nada. Jardinar é saber esperar! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito desta planta, para já esta tudo a correr bem. Este ano claramente está a ficar maior e com mais folhas, esperemos que isso também signifique mais flores!:)

      Eliminar
  6. that metallic blue on the Eryngium is a delight!

    ResponderEliminar
  7. Boa selecção James. É difícil fazer um top entre centenas de excelentes opcões. As mesmas plantas terão comportamentos bastante diferentes consoante as condições locais e a grande sabedoria reside na escolha da planta certa apara o local certo. Contudo existem plantas que nos marcam, pelo menos durante um certo período. Das que seleccionaste a Achillea filipendulina é a minha favorita, pelo seu detalhe, pela graciosidade e leveza da flor, pelo efeito tridimensional e pela sua durabilidade, quer durante a floração, quer após as hastes florais secarem. São poucos os géneros de umbelíferas que temos disponíveis no mercado, sendo as Achillea um dos melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, é realmente difícil escolher, mas ainda tenho poucas plantas e isto é tudo parte de algo que é quase uma experiência, estas foram as que se deram melhor o ano passado. Se calhar este ano já mudarei uma ou outra destas plantas! A Achillea filipendulina é sem duvida uma das minhas favoritas por todas as qualidades que referiu, embora não seja uma umbelífera, essas são da família Apiaceae, sendo a Achillea um género da familia Asteraceae, antigamente designadas compostas (malmequeres).
      Abraço!

      Eliminar
    2. Tens toda a razão, obrigado pela correcção! São Asteraceas sim senhor!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares